SóProvas


ID
2188042
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O sinal de demanda de materiais, utilizado por uma fábrica e que consiste em disparar o processo de compra sempre que o estoque do produto demandado atinge um nível previamente demandado, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • A) 

    20.4. Níveis de Estoque
    O planejamento do nível correto dos estoques depende de diversas variáveis, desde o tempo que o fornecedor leva para entregar o material até a tendência de consumo, o montante do estoque atual, entre outros.
    No gráfico a seguir (chamado de “dente de serra”), podemos ver uma situação hipotética da gestão de um material. O estoque inicial do item (mil unidades) vai sendo utilizado pela empresa até atingir o ponto zero.

    Figura 20.3
    Assim que esse ponto é atingido, a empresa recebe uma nova remessa do fornecedor, restaurando o estoque ao seu montante inicial, quando o processo se reinicia.
    Claro que, na vida real, o gráfico não seria “redondinho” assim, pois o consumo não é, normalmente, constante, e não temos como ter certeza de que o fornecedor nos entregará a remessa ou pedido no exato momento em que iremos necessitar.
    Desse modo, é necessário um “seguro” para limitar ou reduzir as chances de que essas variáveis afetem a produção da organização. Portanto, reservamos certo estoque de segurança, ou estoque mínimo.

    Figura 20.4
    Na situação, criaríamos um estoque de 200 unidades para esse estoque mínimo, que a princípio não seria utilizado pela organização.
    A função desse estoque mínimo é servir de “colchão” de segurança para o caso de algum problema na entrega, por exemplo. Assim, teríamos uma reserva para ser utilizada nessas situações.
    Entretanto, para sabermos qual deve ser o montante do estoque mínimo de um item, temos de saber qual é o tempo de ressuprimento (ou de reposição) dele.
    Esse tempo consiste no tempo que a empresa leva para emitir o pedido para o seu fornecedor, mais o tempo em que esse fornecedor levará para fabricar o material e entregá-lo (transporte e distribuição) para a empresa.
    Outra informação necessária é a do consumo médio do item. Esse dado é facilmente calculável, pois é a média aritmética dos últimos períodos. Dessa maneira, teremos uma ideia da velocidade em que esses materiais são consumidos.
    Em seguida, podemos calcular o ponto de pedido. O ponto do pedido é o momento em que devemos emitir um pedido, de modo que o estoque não “entre” dentro do nível de segurança.

  • Gab. A

    Sistema Quantidade Fixas/Máximos e Mínimos/Reposição Contínua/Ponto de Ressuprimento/Ponto de Pedido

    -base quantidade

    -tempo variável

    -mínimos e máximos

    -menor quantidade de material a ser mantida em estoque para atender contingências.

    -dificuldade em determinar consumo

    X

    Revisões Periódicas/Intervalo Padronizado/Estoque Máximo

    -base tempo

    -quantidade variável

    -feitas periodicamente

    Fonte: Meus resumos.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre conceitos relacionados à gestão de materiais. A alternativa a ser marcada deve conter como é chamado o termo descrito no enunciado.

    Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:

    • C: Consumo Médio;
    • TR: Tempo de reposição (em meses).
    • ES: estoque de segurança/mínimo.

    Logo, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A