-
GAB: C.
Autores como Le Boterf (1995, 2000, 2001 e 2003) e Zarifian (1996 e 2001) exploram o conceito de competência associado à idéia de agregação de valor e entrega a determinado contexto de forma independente do cargo, isto é, a partir da própria pessoa. Le Boterf (1995 e 2000) trabalha a ideia de que o importante não é a pessoa saber ou saber fazer ou querer fazer, mas sim o saber ser. O saber ser é o resultado de um aprendizado obtido ao longo da vida da pessoa. Essa construção do conceito de competência explica de forma mais adequada o que observamos na realidade das organizações.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
Por que a letra d e e estão erradas?
-
Letra D - está errada porque é necessario Conhecimentos, Habilidades e Atitudes mais o Contexto para ser satisfatorio o desenvolvimento,
faltou mencionar o Contexto Organizacional (Dutra, 2004)
-
d) autores, como Le Boterf e Zarifian, apontam o repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes como sendo satisfatório para o desenvolvimento de um instrumento de gestão por competências nas organizações modernas. (ERRADA)
e) a compreensão de competências como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades é bastante instrumental e garante a mensuração da agregação de valor real dos empregados à organização.(ERRADA)
-
A questão trata da corrente integradora. Esta correnta buscou integrar a corrente americana e a corrente.
Abordagem americana: agrupamento sinérgico dos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Abordagem francesa: capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalhos complexas. Relacionado ao conceito de entrega de resultados.
Abordagem integradora: o conceito de competências engloba a aplicação desses conhecimentos, habilidades e atitudes no contexto do trabalho, gerando resultados e a "entrega" de valor à instituição.
Fonte: Professor Rodrigo Rennó (Curso Estratégia)
-
A) Existem alguns conceitos consolidados de competências.
B) As pessoas e suas competências são o diferencial competitivo das organizações.
D) O CHA (conhecimentos + habilidades + atitudes) não é comum. O CHA é Expresso. As competências devem ser mobilizadas no contexto do trabalho (entrega).
E) O CHA (conhecimentos + habilidades + atitudes) não é comum. O CHA é Expresso. As competências devem ser mobilizadas no contexto do trabalho (entrega).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.