SóProvas


ID
2188510
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As empresas buscam desenvolver competências do negócio, ou seja, conhecimentos e experiências que lhes dão uma vantagem competitiva sobre os concorrentes. Por isso, o treinamento deve estar focado no desenvolvimento das competências do negócio, desdobrados em competências gerenciais e pessoais (BARBIERI, 2013, p. 131).

O método de treinamento, que pode ser considerado como uma aprendizagem autodirigida, feita por meio de livros, manuais ou computadores e que permite dividir o conteúdo em diversas partes, exigindo sempre respostas de forma contínua por parte do aluno, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Instrução programa é uma técnica de treinamento que dispensa a presença ou interveção de um instrutor humano. É muito comum a sua aplicação através de softwares educativos, em que você interage única e exclusivamente com a máquina. Aqueles em que você estuda um determinado assunto e depois aparecem questões no final de cada etapa para serem respondidas, sendo que a sua resposta é essencial para passar para a etapa seguinte. 

    Obs: O conhecimento é medido pelo próprio treinando por meio da resolução das questões ao final, que indicaram se ele acertou ou errou.

     

    Referências

    Chiavenato (2010): Gestão de pessoas

    http://www.uniriotec.br/~pimentel/disciplinas/ie2/infoeduc/metinstrucao.html

  • Gabarito: a)

     

    Existem diversas maneiras de se efetuar um treinamento. O treinamento pode visar o aumento de informações e de habilidades. Os treinamentos voltados para a disseminação de informações são: as leituras e a instrução programada.


    A leitura é um método de mão única, em que um instrutor passa as informações a uma turma de alunos. Dessa forma, é passada uma grande quantidade de informações. Entretanto, é uma “via de mão única”, pois acaba gerando uma postura passiva nos treinandos.


    Já o método da instrução programada é uma técnica mais moderna, pois permite sua utilização por computadores. Assim, pode ser utilizada em qualquer lugar e de maneira padronizada. Desse modo, as informações são intercaladas por perguntas, que vão indicando para o treinando se ele está absorvendo ou não o conteúdo. Esse método também é conhecido como técnica de autoinstrução. Existem dois sistemas de instrução programada. De acordo com Mello:


    O primeiro é o chamado Sistema Linear ou Extrínseco, que parte do princípio de que o processo de aprendizagem dos treinandos ou alunos é inibido por erros. Desta forma, esse sistema utiliza um esquema que tem sucessivos elementos das lições, utilizando informações pequenas e repetitivas. Já o segundo modelo, o Sistema Ramificado ou Intrínseco, tem por característica lições maiores e mais complexas, demandando mais esforço do treinando para assimilação. O material desse treinamento é concebido partindo do princípio de que os treinandos estarão prontos para aplicar os ensinamentos em algum momento do programa, acarretando dessa forma a rápida percepção dos treinandos quanto aos resultados oriundos do seu desempenho.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó.