Questão complicada. Vejamos a alternativa dada como correta:
d) Em uma economia sem mobilidade de capitais, com regime de câmbio fixo, uma expansão fiscal não afeta o nível de renda, ocorrendo apenas uma alteração na composição da demanda (o chamado efeito crowdingout).
Considero a mesma parcialmente verdadeira.
De fato, numa economia sem mobilidade de capitais e com câmbio fixo, políticas fiscais expansionistas não surtem efeito na renda, pois o deslocamento de IS para direita aumenta os juros, que ocasiona aumento da renda disponível, que ocasiona aumento das importações (pois são função de Yd), aumentando a demanda por dólares, o que faz com que o BACEN venda dólares na praça, comprando reais com isso, o que desloca a curva LM para a esquerda. Esse último movimento faz com que o produto, que havia crescido com o deslocamento de IS para direita, diminua ao final.
Segue o esquema:
▪ G↑ (ou T↓ ou R↑) (IS para direita)
▪ r↑ e Y↑ (M↑ = f(Y)) (Demanda por divisas↑: LU$↑)
▪ BACEN ativo (manutenção do câmbio)
▪ BACEN vende divisas = compra reais
▪ compra de reais = retração monetária (LM para esquerda)
O efeito final da diminuição do produto pelo deslocamento de LM para a esquerda é justamente o efeito crowding out, qual seja, o que demonstra o retorno do produto em razão do aumento das juros. Num primeiro momento o produto cresceu (IS para a direita), mas em razão do aumento dos juros, o investimento foi afetado, de forma que o produto diminui. Também conhecido como efeito expulsão.
Alternativa perfeita.
Bons estudos.