-
As queimaduras de 3° grau se caracterizam pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose).
No caso descrito, houve avermelhidão e aparecimento de bolhas, características da queimadura de 2° grau.
-
Só acrescentando: um cuidado importante que se deve ter em queimaduras de 2º grau é não estourar as bolhas.
-
ACRESCENTANDO....
Classificação
Podemos classificar as queimaduras conforme a extensão e profundidade da lesão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam feitos corretamente.
• Queimadura de 1º grau – Queimaduras leves, nas quais ocorre uma vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável. Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Na evolução não surgem cicatrizes, mas a pele pode ficar um pouco escura no início, o que desaparece com o tempo.
• Queimaduras de 2º grau – Há destruição maior da epiderme e derme, com dor mais intensa. Normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação dos tecidos é mais lenta e podem deixar cicatrizes e manchas claras ou escuras.
• Queimaduras de 3º grau – Ocorre destruição total de todas as camadas da pele, e o local pode ficar esbranquiçado ou carbonizado (escuro). A dor é geralmente pequena pois a queimadura é tão profunda que danifica as terminações nervosas da pele. Queimaduras de 3º grau podem ser muito graves e até fatais. Na evolução, sempre deixam cicatrizes e podem requerer tratamento cirúrgico e fisioterápico para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação. Tardiamente, algumas cicatrizes podem ser foco de carcinomas de pele, e por isso seu acompanhamento é fundamental.
FONTE: http://www.sbcd.org.br/pagina/1720
-
ERRADO.
Ocorreu a queimadura de 2° grau - (Vesicação) . Surgem flictemas com serosidade de colorido amarelo, que são as conhecidas "bolhas”.
-
Gabarito: Errado.
Complementando
Com relação a manter ou não manter a integridade das bolhas/flictemas oriundas da lesão segue o entendimento abaixo.
De acordo com Qual o melhor tratamento para queimaduras com bolhas?.BVS.Atenção Primária em Saúde.2019
Quando as bolhas estão íntegras e o tempo decorrido da queimadura até o atendimento for menor que 1 hora: devem ser aspiradas com agulha fina estéril, mantendo-se íntegra a epiderme como uma cobertura biológica à derme queimada, já que a retirada do líquido da flictena remove também os mediadores inflamatórios presentes, minimizando a dor e evitando o aprofundamento da lesão;
se maior que 1 hora: manter a flictena íntegra;
se a flictena estiver rota: fazer o desbridamento da pele excedente, costuma-se remover a epiderme solta, a fim de aplicar os curativos sobre o tecido viável. É importante lembrar que a derme viável sob as bolhas mostrar-se-á bastante dolorosa.
-
Segundo grau!