Conhecimento:
Know-how, informação, atualização profissional, reciclagem constante.
Perspectiva:
visão pessoal das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.
Atitude:
comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe. Liderança e comunicação.
o gabarito é letra e logo:
O trabalho em equipe exige algumas competências como: conhecimento, perspectiva e atitude:
Conhecimento:
Know-how, informação, atualização profissional, reciclagem constante.
Perspectiva:
visão pessoal das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.
Atitude:
comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe. Liderança e comunicação.
Questão formulada acerca das competências básicas de um administrador.
Segundo doutrina majoritária, o administrador, assim como todo talento, deve possuir: conhecimento, habilidade (perspectiva) e atitude. Trata-se do famoso “CHA”. Vale registrar que Idalberto Chiavenato inclui ainda o Julgamento como uma das competências duráveis de um administrador.
Vejamos os conceitos:
Conhecimento: Know-how, informação, atualização profissional, reciclagem constante. Significa o acervo de informações, conceitos, ideias e experiências que o administrador possui. Como o conhecimento muda a cada instante em função da mudança e da inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o administrador precisa atualizar-se constantemente e renová-lo continuamente. Isso significa saber aprender, ler e, sobretudo, reciclar-se continuamente para não se tornar obsoleto e ultrapassado. Mas o conhecimento, além de atualizado, precisa ser utilizado e aplicado. Ele é necessário e fundamental, mas não é suficiente para o sucesso profissional.
Perspectiva (Habilidade): Visão pessoal das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. Significa a capacidade de pôr o conhecimento em ação, em uso. Em saber transformar a teoria em prática. Em aplicar o conhecimento na análise das situações, na solução dos problemas e na condução do negócio. Não basta apenas possuir o conhecimento. Ele pode ficar apenas em estado potencial. Torna-se necessário saber como utilizá-lo e aplicá-lo nas diversas situações e na solução dos diferentes problemas. Representa a capacidade de colocar em ação os conceitos e ideias abstratas, em visualizar oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns e transformá-las em soluções, novos processos, novos produtos ou serviços. Na realidade, a habilidade é a condição que torna o administrador capaz de diagnosticar situações e propor soluções criativas e inovadoras. Isso lhe dá autonomia e independência para não precisar perguntar a outros o que deve fazer e como fazer nas suas atividades.
Atitude: Comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe. Liderança e comunicação. Significa o comportamento do administrador frente aos desafios e situações com que se defronta no trabalho. É o seu estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, motivar, comunicar e de levar as coisas para a frente. Envolve o impulso e determinação de inovar e a convicção de melhorar continuamente, ter espírito empreendedor e inconformismo com os problemas atuais e, sobretudo, a facilidade de trabalhar com pessoas e convencê-las. É essa competência durável que transforma o administrador em um líder e agente de mudança nas empresas e organizações, e não simplesmente um mero agente de conservação e manutenção do status quo.
Do exposto, fica fácil perceber que a alternativa correta é a letra E.
Gabarito: E