-
GABARITO: letra E
Robbins (2005) afirma que a motivação é o resultado da interação do indivíduo com a situação e o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta. A intensidade está relacionada ao quanto de esforço o indivíduo emprega, mas não leva a resultados favoráveis se não estiver conduzida em uma direção que beneficie a organização e a persistência é o quanto um indivíduo consegue manter seu esforço, pois quando há motivação os funcionários se mantêm engajados até que os objetivos da tarefa sejam atingidos.
(Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/motivacao-da-equipe/79241/ )
-
E)
Segundo a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg ( fatores higiênicos e fatores motivacionais), a remuneração é um fator extrínseco, e portanto, sua ausência desmotiva mas sua presença não é um fator motivacional. As letras a,b,c e d mencionam remuneração como sendo fator motivacional.
-
Gisele. .. Se sua lógica de analisar questões seguir esses parâmetros. .. terei vc como uma excelente concorrente...
Parabéns... esse tipo de questão é muito tranquila... uma vez que "um absurdo" elimina 4 alternativas.
-
- a direção do comportamento (é preciso ter um objetivo definido, claro, para a possoa direcionar o seu comportamento com motivação, determinação, visando o objetivo ou escopo pré-definido);
- a força e intensidade do comportamento (a motivação determina o grau esforço rumo ao objetivo almejado),
- a duração e persistência do comportamento (a necessidade impõe uma duração maior da motivação, uma resiliência conforme vicissitudes demandam uma persistência de um padrão de comportamento).
-
Remuneração NÃO é um fator motivacional!
-
Conceito da motivação
A motivação pode ser relacionada a várias situações, podendo ser pessoais, profissionais ou até mesmo meta para realização de sonhos. Na administração, uma pessoa motivada significa ter bastante disposição para realização de certas tarefas.
A motivação se relaciona com a compreensão do comportamento humano, Se tivermos algum conhecimento da razão pela qual as pessoas fazem o que fazem, poderemos influenciar no comportamento desta pessoa.
A motivação é especifica. Uma pessoa motivada para trabalhar não pode ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estado geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter disposição para tudo. ( MAXIMIANO, 2002, P 27)
Mesmo com vários fatores influenciando o desempenho dos empregados, uma ferramenta que pode e deve ser usada pelos líderes é a motivação. O processo de induzir uma pessoa ou um grupo, deve sempre destacar que cada um possui necessidades e personalidades distintas, para que possam atingir os objetivos motivacionais.
A motivação é tão individual como a personalidade e o comportamento humano, pessoas diferentes, têm maneiras diferentes de encarar a motivação. Porém, alguns princípios e teorias de motivação possibilitam uma compreensão das pessoas ao desempenhar suas tarefas.
Os administradores estão continuamente dando origem à respostas positivas ou negativas dos empregados. Este desempenho é favorável quando os administradores conseguem uma resposta positiva, quando o resultado é negativo, significa que este processo motivacional é falho.
Há pelo menos três objetivos da motivação na administração, cada qual exigindo diferentes abordagens, como:
• Encorajar empregados potenciais a ingressar na empresa.
• Estimular os empregados a produzir mais ou a desempenhar suas funções com eficácia.
• Encorajar os empregados a permanecer na empresa.
O comportamento motivacional é sempre motivado por alguma causa interna a própria pessoa. A motivação é sinônimo da relação de causa no comportamento das pessoas, o que não significa entusiasmo ou disposição elevada.
A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que têm três propriedades, na direção, intensidade e permanência. O objetivo é no resultado que o comportamento procura alcançar.
O pronto principal é saber qual o tipo de ambiente que os administradores podem proporcionar para estimular um desempenho melhor e um desenvolvimento mais eficaz do empregado. (MEGGINSON, 1998, P347)
O objetivo motivacional pode ter vários obstáculos como, frustração, conflito provocado por comportamentos simultâneos incompatíveis e ansiedade resultante de competição e pressão excessiva ao bem-estar desta pessoa.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/lideranca-e-motivacao/36697/
-
Tudo bem que remuneração não é um fator motivacional, teoricamente.
Até porque, o salário p o concruso que estou estudando nem me motiva, nadinha, rs.
-
Só fui eliminando por causa do item "remunaração".
-
É uma tarefa quase inglória colocar na minha cabeça que motivação não está relacionada a remuneração. Isso cai por terra todas os dias e horas de estudos? rsrs
-
Eu acho q essa banca sai catando questão aleatoriamente pela internet. digita uma palavra que quer criar uma questão e pega de qualquer site alguma coisa;
-
Consiste na teoria da Expetância de Vroom, sem mais enrolações.
Valência;
Expectativa; e
Instrumentalidade;
Você interliga os objetivos, necessidade e o esforço e verá que terá uma associação entre as características.