SóProvas


ID
2190655
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO -Leia atentamente todo o texto antes de responder a questão.

    A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.
    Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir.
    Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e, se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.
(Dr.Luiz Alberto Py, O Dia)

Leia o trecho: “A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades”.

A palavra sublinhada nesse trecho sugere ideia

Alternativas
Comentários
  • Os advérbios de quantidade evocam uma quantidade indeterminada, uma quantidade avaliada globalmente.

    A designação advérbio de intensidade é equivalente à designação advérbio de quantidade.

    Trata-se da mesma classificação semântica do advérbio, portanto.

    Advérbios tradicionalmente integrados nesta classe:

     

    enorme

    bastante
    mais
    menos
    muito
    pouco
    quase
    tanto
    tão
    demais
    demasiadamente
    assaz

  • Não acredito que seja advérbio, mas sim adjetivo, pois enorme está caracterizando o substantivo tempo, e advérbio não modifica substantivo. De qualquer forma, no texto sugere ideia de quantidade.

  • Nesse caso a palavra enorme é um adjetivo pois ele caracteriza e modifica o sentido de "tempo" (que é um substantitivo). O advérbio não modifica susbstantivo.

    Do ponto de vista sintático o advérbio se refere a um verbo, a um adjetivo (ou locução adjetiva), a outro advérbio (ou locução adverbial) ou a uma oração inteira, exercendo apenas uma função sintática na frase: adjunto adverbial.

    As classes gramaticais modificadas por um adjetivo são o susbstantivo (normalmente), o pronome, o numeral, qualquer palavra de valor sustantivo (verbo no infinitivo por exemplo) e até uma oração substantiva.

    Fonte: Fernando Pestana