SóProvas


ID
2191045
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No projeto estrutural de uma edificação de pequeno porte no Município de Teresina deverão ser consideradas, no carregamento de uma laje, a ação de uma parede de alvenaria, a ação da utilização residencial e o peso próprio desta laje. As unidades destes três tipos de carregamento são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Eu acredito que a resposta certa deveria ser a assertiva a), uma vez que a questão não trás nenhuma característica da parede. Sendo assim, o peso de uma parede, além de ser definido pela sua metragem linear (o quanto ela "anda" sobre a laje), sua altura também influencia. Já que o problema não fonece, a resposta deveria considerar a influência do comprimento e da altura da parede, ou seja, duas medidas (m²).

  • Questão mal feita... unidades diferentes N e tf na mesma resposta.

    Para mim as unidades certas: tf/m, tf/m e tf/m²

  • existem paredes de diversas larguras...logo deveria ser em m²... ou m³

  • Questão resolvida por eliminação.

    - ação de uma parede de alvenaria = Parede é uma força distribuída. Então representa-se por uma força/metro. Com isso, eliminamos a alternativa A e a alternativa D.

    - ação da utilização residencial = É um tipo uma carga acidental. Normalmente representa-se por uma força/metro quadrado. Não conseguimos eliminar nem a Alternativa B, nem a C e nem a E. Passamos para a próxima.

    - peso próprio desta laje = É representado por força/metro quadrado. Eliminamos assim a alternativa C e a alternativa E, sobrando somente a alternativa B, que é a correta.

     

    Bom estudo a todos!

     

  • viva o TQS

  • Droga, no cype nao precisa lançar o peso da laje...

  • @concurseiro cerrado, pq eliminaria a letra E e letra C? Desde quando as unidades Kgf e N deixaram de ser força? Nao dá pra fazer por eliminaçao nao senhor, aliás precisa ter uma vivencia boa com TQS para lembrar as unidades que geralmente sao usadas nesses casos.

  • Jack3d Concurseiro, de 31 de Agosto de 2017, às 10h53...

    A unidades unidades Kgf e N nunca deixaram de ser força, porém a eliminação que falei em meu primeiro comentário não se trata em relação as forças, mas na unidade de área, que você não se atentou ao comentar.

    A letra C e a Letra E são eliminadas não porque estão em N ou Kgf, mas sim porque no denominador temos m3. O peso próprio de lajes em um projeto estrutura não é dado por m3 , mas sim por unidade de área, ou seja m2, ou cm2, ou mm2 (o comum em lajes é m2, assim como traz a alternativa B).

     

    Bom estudo.

  •  NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações.

     

    Paredes:  carga/metro linear por ser uma carga distribuída ao longo de um alinhamento. Já quando o cálculo é de paredes divisórias num geral, sem previsão exata em planta, é considerada uma carga/metro² de área de piso.

     

    Utilização residencial: segundo a norma, os valores mínimos de cargas atuando nos pisos da edificações devido a pessoas, móveis, utensílios e veículos  são uniformemente distribuídas e dadas em carga/metro².

     

    Peso próprio da laje: o peso próprio de uma laje tem como unidade final a carga/m², visto que é uma carga uniformemente distribuída pela área.

     

     

    "No entanto, na minha opinião, a banca não foi muito feliz ao elaborar essa questão, pois nada impede que as paredes, por exemplo, sejam calculadas em carga/m² para serem somadas às demais cargas, principalmente quando seu alinhamento não coincide com alinhamentos de vigas."  Prof. Neila Bolzan