SóProvas


ID
2192947
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Nas empresas, é necessário administrar diversidades e diferenças individuais. Considerando as dimensões nas quais as pessoas podem diferir, assinale a dimensão que apresenta a característica de empreendedor.

Alternativas
Comentários
  • alguém?

  • Alguém mais?

  • https://www.passeidireto.com/arquivo/2018899/web-aula/2

    resposta no link

  • Senso de responsabilidade (digno de confiança, organizado, perseverante, íntegro, empreendedor);

  • quem mais?

  • autor? bibliografia?

  • Única coisa que achei sobre o assunto e não é diretamente uma característica de "empreendedor", seria uma subcaraterísca...bem fraco 

    https://blog.ambracollege.com/empreendedor-corporativo/

    7 características de um empreendedor corporativo:

    Visão sistêmica

    Senso de liderança

    Comportamento positivo

    Capacidade inovadora

    Ousadia

    Criatividade

    Foco

    Agora, vamos falar de cada um delas…

     

     Senso de liderança

    Mesmo que ainda não tenha um cargo de liderança dentro da empresa, o empreendedor corporativo já apresenta essa característica.

    O senso de liderança demonstra que o colaborador é curioso (no bom sentido) sobre todo o funcionamento do empreendimento e sabe ouvir as pessoas que estão dentro e fora de seu círculo. Ele também é ousado, criativo, sabe se comunicar de forma clara e respeitosa, tem caráter, coragem e encara a realidade optando sempre pela verdade. Ou seja, por ele ter um carisma entre a equipe, acaba servindo de inspiração para todos.

    Existem quatro sentidos relacionados à liderança que devem ser praticados pelos empreendedores corporativos. São eles:

    Senso de urgência: pelo fato de alguns projetos e missões precisarem ser feitas logo, correndo o risco de não ter êxito, o senso de urgência aprimorado no líder é a chave para um serviço prestado com excelência.

    Senso de servir: um empreendedor com senso de liderança inclui os colaboradores em seus objetivos para formarem um time em que todos saem vitoriosos, elevando ainda mais o sentido do projeto pelo qual estão trabalhando.

    Senso de missão: é a capacidade de lidar com um objetivo ou meta como se fosse uma grande missão. O empreendedor corporativo sabe que até as tarefas mais simples contribuem para que a missão seja concluída com sucesso.

    Senso de responsabilidade: é a capacidade de saber que não apenas algo precisa ser feito, mas que o próprio colaborador precisa fazê-lo. O senso de responsabilidade com as próprias tarefas faz com que o empreendedor corporativo tenha uma aptidão a mais para desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível.

    Empreendedores que desejam desenvolver o senso de liderança

  • Para Chiavenato (2004) espírito empreendedor é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de ideias. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam. O empreendedor é a pessoa que inicia e/ ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.

  • QUE NOJO ISSO.

     

    UM EMPREENDEDOR SEM INTERESSE JAMAIS TERÁ O DINAMISMO E RESPONSABILIDADE PARA TAL.

     

    MAIS UMA QUESTÃO PARA EMBRULHAR E JOGAR FORA

  • Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Apesar da evolução sistemática da administração pública nos últimos anos, percebe-se que ainda permanece reativa e lenta em detrimento da gestão privada. Desse modo, em razão das características inerentes à administração pública, é necessário saber se um eventual empreendedor conseguiria sobressair em um ambiente mais estático. Em uma análise comparativa entre o empreendedorismo público e o privado, no que tange ao elemento motivação, é uma característica do empreendedorismo independente e no setor privado:  A tomada de risco calculada. 

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Ou vcs acham que o empreendedor é o cara que entra em qualquer coisa desprovido de senso de responsabilidade? Ser conservador ao extremo é uma coisa, ter noção do perigo, a qual, traduzindo em miúdos, tem a ver com senso de responsabilidade e tomada de risco calculada, é outra completamente diferente. 

     

    Ser empreendedor é ser criativo e, ao mesmo tempo, estar ciente de onde pisa. 

     

    Resposta: Letra A.