SóProvas


ID
2192977
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um dos princípios da nova administração pública que orienta o funcionamento do Estado em sua relação com as organizações sociais e com o mercado se refere a novas formas de controle para aumentar a autonomia gerencial das agências e de seus gestores quanto a ganhos de eficiência e efetividade das políticas públicas. Dentre essas novas formas de controle, está a combinação dos seguintes tipos:

Alternativas
Comentários
  • Entre as NOVAS letra E, as demais não são novas.

  • Outra questão pra ajudar na resolução:
     

    51 A reforma da gestão pública de 1995 instituiu na administração pública brasileira a dimensão gestão, a qual permitiu maior autonomia e introdução de novas formas de responsabilização para os gestores, como a administração por resultados, a competição administrada por excelência e o controle social.

    Comentário:

    Em outras palavras, a reforma gerencial da década de 1990 introduziu a gestão como dimensão relevante para o Poder Público, introduzindo coisas como a administração por resultados, competição e controle social, o que está certo.

    GABARITO: Certo.
    Professor CARLOS XAVIER. 

  • O enunciado responde à questão

  • Eu olhei apenas para o ultimo elemento da questão, todos são diferentes, o correto seria a resposta.

  • Gabarito fornecido pela banca: LETRA E

  • Gabarito fornecido pela banca: LETRA E

  • Administração pública gerencial no Brasil importou ferramentas da iniciativa privada para a gestão pública, sendo considerada como a última fronteira das Reformas do Estado nos anos 1990.

    Naquele momento, o modelo nacional baseou-se no modelo britânico que destacava a chamada New Public Management (ou Nova Gestão Pública), que visava saltos qualitativos nos serviços públicos e de eficiência nos gastos governamentais.

    As reformas advindas desse movimento buscaram encorajar uma mentalidade competitiva e comercial dentro das organizações públicas e na burocracia, em que a estratégia se volta para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados. Assim, do ponto de vista organizacional, com a reforma gerencial, as atividades foram distribuídas entre unidades descentralizadas, que estão sujeitas à quatro tipos de controle: controle de resultados, controle contábil, controle de competição administrada e controle social.


    Gabarito do Professor: Letra E.