-
A) Estado socialista caracteriza-se por concentrar o poder na mão de um ditador ou de um partido político, como foi na época da União Soviética, em que o Partido Socialista comandava de forma única e centralizada;
B) Estado estamental existiu na época de transição entre o período Medieval para a Idade Moderna, que é considerado como o primeiro estado moderno. É um estado que marca uma transição, tendo tido início no século XVI. Considera-se como o primeiro estado moderno, pois apresenta uma tentativa de centralização do poder. Mesmo mantendo uma manutenção do dualismo entre Rei-reino (senhor feudal-corporações) / rei-estamentos (parlamentos/cortes).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_estamental
C) Estado absolutista caracteriza-se pela concentração de poder na mão do Rei, que governa em determinado território de forma única, exclusiva e com proteção divina;
D) Estado feudal caracteriza-se pela divisão de poder entre a igreja e os senhores feudais, estes divididos entre suseranos e vassalos (acordo de cavalhalheiros). Ademais, que realizava todos os serviços eram os servos, que dependidam economicamente dos senhores feudais para sobreviver;
E) Estado representativo caracteriza-se por existir(em) representante(s) do povo a frente de uma nação. Ele pode se constituir por revolução, por guerra civil ou ainda por caminhos democráticos. As formas mais conhecidas de Estado representativo, são: Monarquia constitucional; Monarquia parlamentar (surgida na Inglaterra, após a ‘grande rebelião’, e no resto da Europa após a Revolução Francesa); República presidencialista (surgida nos EUA).
Qualquer erro me avisem inbox.
-
Por que duplo?
-
Não há base bibliográfica para associar o Estado Absolutista a centralização em um determinado território... parece que o examinador tirou essa ideia dos filmes da Disney, não é possível.
-
MISERICÓRDIA
-
Alternativa A (Errada) - O Estado Socialista é caracterizado pelo partido único,e não por um sistema multipartidário.
Alternativa B (Errada) - A sociedade estamental tem como critério o pertencimento ou não a determinado grupo, o STATUS. É na sociedade por classes que o critério é econômico.
Alternativa C (Correta)
O Estado Moderno nasceu da passagem do feudalismo para a Idade Moderna, possuindo como característica marcante a centralização e a personalização na figura do monarca que detinha o poder com exclusividade. A unidade dos Estados Nacionais convergia para o soberano, que era o ele mento de integração, consolidação e poder. Nascia a primeira versão do Estado Moderno, o Estado Absolutista.
A formação do Estado absoluto ocorre através de um duplo processo paralelo de concentração e de centralização do poder num determinado território.
Por concentração, entende-se aquele processo pelo qual os poderes através dos quais se exerce a soberania - o poder de ditar leis válidas para toda a coletividade, o poder jurisdicional, o poder de usar a força no interior e no exterior com exclusividade, enfim o poder de impor tributos, - são atribuídos de direito ao soberano pelos legistas e exercidos de fato pelo rei e pelos funcionários dele diretamente dependentes.
Por centralização, entende-se o processo de eliminação ou de exautoração de ordenamentos jurídicos inferiores , como as cidades, as corporações, as sociedades particulares, que apenas sobrevivem não mais como ordenamentos originários e autônomos, mas como ordenamentos derivados de uma autorização ou da tolerância do poder central.
O absolutismo centrava-s e na figura do rei, que era a fonte da qual emanavam todas as determinações. Durante sua evolução, ele passou por dois momentos. No primeiro, que durou até o início do século XVIII, a base de sustentação do poder tinha origem divina, o rei era considerado uma extensão de Deus na terra, o que lhe permitia amplas prerrogativas em sua autoridade.
Alternativa D (Errada) - No Estado Feudal não há concentração, mas sim fragmentação do poder.
Alternativa E (Errada) - O Estado representativo existe também em monarquias.
PONTO DOS CONCURSOS • Prof. Rafael Encinas
-
Para resolução da questão em
análise, faz-se necessário o entendimento sobre as várias definições de Estado.
Povo,
território e governo compõem os três elementos constitutivos do conceito de
Estado.
Neste
contexto, o conceito de estado democrático de direito representa uma evolução
do conceito de estado de direito e significa o Estado submetido a uma
Constituição e aos valores nelas consagrados.
Diante disso, vamos à análise
de cada alternativa.
A) ERRADA. Socialismo é uma doutrina econômica e política que nasceu
no final do século XVIII, na Europa, concebida no contexto da Revolução
Industrial. O poder é concentrado em um único partido ou exercido por meio de
um ditador, um exemplo de país que aderiu ao Estado socialista é a Coreia do
Norte.
B) ERRADA. O Estado estamental é a estrutura social típica do
sistema feudal medieval, dividida em grupos sociais, por exemplo, rei, nobreza,
servos e clero. Na sociedade estamental a posição de um indivíduo na sociedade
dependerá de sua origem familiar.
C) CERTA. O Estado absolutista é um regime que nasceu no fim
da Idade Média, é caracterizado por concentrar o poder e a autoridade de um
Estado em uma única pessoa, o rei, não existindo distinção entre Estado e a
figura do Rei.
D) ERRADA. A questão traz a definição de Estado Absolutista. O
Estado Feudal é caracterizado por abrigar traços do Estado estamental, pois a
divisão das terras dos feudos ocorria conforme as camadas sociais que se
diferenciavam pelos privilégios que possuíam.
E) ERRADA. A alternativa erra ao mencionar
que o Estado Representativo não existe em monarquias, segundo Bobbio, um estado
representativo é aquele que possui uma figura frente a uma nação. São formas de
Estado representativo: Monarquia constitucional, Monarquia Parlamentar e
Republica presidencialista.
Gabarito do Professor: Letra C.