-
GABARITO: B
Teoria X
É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, a saber:
· O homem é indolente e preguiçoso por natureza;
· Falta-lhe ambição;
· O homem é egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização;
· Resiste às mudanças;
· A sua dependência torna-o incapaz de autocontrole e autodisciplina.
A Teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático. As pessoas são visualizadas como meros recursos ou meios de produção.
Fonte:http://www.coladaweb.com/administracao/teoria-comportamental
-
C não está correta também?
-
Acho que tem duas corretas : B e C .
-
Também achei que a "C" era a correta. Questão altamente sinistra...
-
Por partes:
Significado de Passivo. adj.Que sofre ou que é alvo de uma ação: fumante passivo. Apático; que expressa indiferença; que não tem iniciativa, vontade. [Gramática] Que é alvo da ação do verbo; diz-se do sujeito na voz passiva que sofre ou recebe uma ação ao invés de executá-la.
Teoria X: É a visão mais tradicional da administração, baseada em alta burocracia e controle. Para esta teoria as pessoas são preguiçosas, não gostam de trabalhar e também não possuem ambições, preferem ser controladas do que terem autoridade. Para este enredo, a organização deveria dirigir e controlar as pessoas rigidamente, além de incentivá-las ao trabalho por meio de incentivos materiais, como salários e premiações para os bons desempenhos, e punições para os empregados com desempenho aquém do esperado.
Eu realmente acho que a banca foi infeliz, tanto a alternativa B quanto a C parecem corretas, até porque NÃO TER INICIATIVA tem muito mais a ver com "ser controlado e preguiçoso" do que "resistir Às mudanças", conforme meu modo de pensar. Mas talvez a banca acredite que na literatura das TGAs existam mais "Resistir às mudanças" atrelado com a Teoria X, do que passividade, e talvez a banca pense em passivo como Indiferente.
Pra mim deveria ser anulada.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
No livro do Chiavenato (Administração Geral e Pública - 4a. edição - Pag. 55) o autor cita a expressão para a Teoria X:
"A sua própria natureza leva-as a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo."
De toda forma, concordo com o Thiago que deveria ser anulada, pois natureza dúbia da alternativa.
-
Sei lá...loucuras de quem já estuda há algum tempo...tudo que é referente a Teoria X coloco como X9...coisa ruim...a letra C
passivo por natureza, quer dizer só que a pessoa não tem iniciativa,nesse sentido nem sempre ser passivo é uma coisa ruim visto que dependendo na natureza do trabalho,exemplo,trabalhos muito repetitivo que não exijem tanta iniciativa o melhor mesmo é que seja uma pessoa tranquila.
-
Questão de corte de prova, excelente gab B
-
"O administrador que pensa e age de acordo com a Teoria X tem uma gestão tradicional, baseada na desconfiança que se tem dos funcionários pois eles não gostam de trabalhar, fogem das suas responsabilidades, são indolentes, relutantes e passivos. O gestor tende a dirigir e controlar os subordinados de maneira rígida e intensiva, fiscalizando seu trabalho." (Livro Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza)
A banca vacilou nessa questão.
-
É passivo por natureza, ou seja, não tem proatividade. Óbvio que a letra C está correta!
-
Concordo que a questão não é das melhores, mas a alternativa C não me parece certa porque na teoria x a pessoa é vista como egocentrada, egoísta, e isso pressupõe um caráter ativo, uma vez que é preciso ser ativamente individualista. A passividade existe em outros aspectos previstos na teoria x.
-
Teoria X e Y de McGregor: observou o comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho e, de acordo com essa observação, destacou que os indivíduos podem ser vistos de duas formas diferentes.
Teoria X: considerada que os indivíduos não gostam de trabalhar, procuram evitar o trabalho, evitam responsabilidades, não têm ambição e resistem às mudanças. O indivíduo trabalha “forçadamente”, apenas pela retribuição financeira.
Teoria Y: considerada que os indivíduos gostam de trabalhar, aceitam responsabilidades e desafios, são criativos, têm iniciativa e sentem satisfação em realizar suas tarefas. O indivíduo é capaz de se autodirigir e autocontrolar.