-
ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO
características únicas e inovadoras.
-
ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO
É quando a empresa dispende mais recursos e tempos para as melhorias do produto ou serviço; ao passo que cada outra alternativa representa a mesma situação só que em outro campo. Por exemplo, investir mais no marketing (ações de mercado); ou investimento mais no trienamento das vendas..
A título de Elucidação; a palavra holístico representa a interação da Organização com o mercado e com os seus próprios departamentos, como agente de influência, que influencia, mas que também é influenciada (teorias de sistemas).
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
"A orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores ou que têm características inovadoras. Os gerentes em organizações que seguem essa linha concentram-se em fabricar produtos de qualidade e em aperfeiçoá-los ao longo do tempo." (Kotler e Keller, 2006, p. 13)
-
Kotler (2000) afirma que as orientações da empresa podem ser:
1. ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO - quando o seu foco é produzir da melhor forma e melhor custo, a empresa foca nos processos de produção para fazê-lo da melhor forma possível.
2. ORIENTAÇÃO PARA PRODUTO - quando as empresas enfatizam o desenvolvimento de produtos mais interessantes para os clientes, que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.
3. ORIENTAÇÃO PARA VENDAS - quando o foco da empresa é incentivar os consumidores a comprar os seus produtos, muitas vezes empurrando o produto para o cliente.
4. ORIENTAÇÃO PARA MARKETING - quando o foco das empresas está na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente e seus mercados alvo - compreendendo e atendendo, dentro do que for possível, suas necessidades de forma lucrativa; e
5. ORIENTAÇÃO PARA MARKETING SOCIETAL - que sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve o bem estar do consumidor e da sociedade, uma vez que a simples busca do lucro poderia ser contra os interesses da sociedade como um todo.
Fonte: Material do Estratégia concursos - Prof Carlos Xavier.
-
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
O marketing é influenciado pela “orientação da empresa em relação ao mercado”. Ou seja, a “filosofia” adotada pela empresa influencia e orienta os esforços de marketing.
Vejamos as 05 orientações da empresa em relação ao mercado (que norteiam os esforços de marketing), de acordo com Kotler e Keller:
- Orientação para a produção: é um dos mais antigos conceitos de negócio. Baseia-se na ideia de que os consumidores preferem produtos "fáceis" de encontrar e de “baixo custo”.
- Orientação para o produto: Baseia-se na ideia de que os consumidores preferem produtos de maior qualidade e desempenho, ou produtos que possuam características inovadoras.
- Orientação para vendas: Baseia-se na ideia de que os consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma organização em quantidade “suficiente” para a organização.
- Orientação para marketing: A orientação para marketing baseia-se na filosofia de “sentir e responder”, focada no cliente. O objetivo não é encontrar o “cliente certo” para o seu produto; mas sim encontrar o “produto certo” para o seu cliente.
- Orientação para marketing holístico: O marketing holístico considera que “tudo é importante” e que é necessária uma visão integrada e abrangente.