GABARITO: letra E
Primeiro, temos que definir os conceitos mais fáceis (todos estão associados à função planejamento):
• Missão: é a razão de ser da empresa. Além do porquê, expressa a essência da organização e deve ser orientada para o futuro.
• Visão: deve traduzir o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja.
• Valores: são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e a atuação da organização.
• Ameaça (Análise S.W.O.T.): é um fator externo (e não controlável) que pode prejudicar a empresa (ex.: um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, um aumento no câmbio etc).
Com esse conhecimento, podemos fazer as seguintes marcações: 2–?–?–3–1–4. Assim, podemos ficar em dúvida entre a letra C e a letra E. No entanto, se você souber que propósito (em sentido amplo) é sinônimo de objetivo, fica muito fácil matar a questão (é possível associar o propósito com os conceitos de missão e negócio).
E, por fim, cenários são projeções de ambientes futuros, são futuros potenciais.
(Fonte 1: Administração Pública – Augustinho Paludo, 2016 ⇨ Capítulo 15 – Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico e BSC)
(Fonte 2: Administração Geral Para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013 ⇨ Capítulo 3 – Planejamento e Estratégia)
(Leitura recomendada: http://www.infoescola.com/administracao_/missao-visao-e-valores-os-principios-essenciais/ )
Vou detalhar um pouco de cada instituto na ordem, com base no meu livro:
A VISÃO é dita como aonde a empresa quer chegar, como ela quer ser vista quando seus objetivos forem alcançados. Vamos imaginar uma empresa de vendas de eletrônicos. Uma visão para esta empresa poderia ser “Conquistar mais um milhão de clientes no mundo e manter-se eticamente correta nos próximos anos”. Nesta visão fictícia, fica claro aonde ela quer chegar e como ela quer ser vista.
O PROPÓSITO é a externação da atuação da empresa, buscando a sua missão.
CENÁRIOS são crenças, medidas e, principalmente, possíveis situações futuras. O planejamento baseado em cenários existe como forma de tentar preparar a empresa para o futuro. Serve para criar entendimento sobre aspectos exógenos, que a empresa tenha ou não controle, e que seja favorável ou desfavorável ao negócio. Com esse entendimento, a empresa pode estudar novas possibilidades, como o lançamento de um produto ou serviço novo, ou a manutenção de um que já exista.
os VALORES são princípios que definem a forma de atuação da organização. Tamayo e Mendes os definem como "princípios que guiam a vida da organização". Exemplo: Respeitar todos os seres humanos independente de qualquer religião; Ter responsabilidade social; Ter uma comunicação clara e precisa
As AMEAÇAS são situações do plano externo que possam prejudicar a sua empresa, como por exemplo o surgimento de concorrentes, a escassez de fornecedores ou o nascimento de uma lei que possa prejudicar a sua empresa; à primeira vista, não se tem muito o que fazer, pois são variáveis incontroláveis.
A MISSÃO de uma organização justifica a razão dela existir, demonstra por qual motivo ela foi criada, o que a empresa pretende fazer; normalmente responde à pergunta “Por que existimos?”, somamos ou resolvemos o quê? Por exemplo, a missão de um mercado poderia ser Vender mais barato, para as pessoas ficarem mais felizes. Neste exemplo, a missão explica a razão da empresa existir e a forma que ela contribui para sociedade.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.