SóProvas


ID
2195179
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2016
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Avalie como V (Verdadeira) ou F (Falsa) as afirmações que seguem, tendo como base os conceitos sobre motores automotivos.

( ) O motor de dois tempos, com o mesmo dimensionamento e rpm, dá uma menor potência que o motor de quatro tempos e o torque é menos uniforme.
( ) Consumo de combustível relativamente elevado
( ) Carga calorífica consideravelmente mais elevada que num motor de quatro tempos, de igual dimensionamento.

De cima para baixo tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Os motores chamados 2 tempos são encontrados em equipamentos e veículos como jet-skis, aeromodelos, motosserras, entre outros. Eles não possuem válvulas de admissão e escapamento, simplificando a construção e reduzindo de forma relevante o seu peso.

    Já os motores 4 tempos são encontrados em carros e caminhões. São movidos à gasolina e diesel e são classificados como motores de combustão interna.

    Vantagens e desvantagens dos motores

    Os motores 2 tempos possuem uma explosão a cada giro do eixo central. Podem funcionar em diversas posições, são leves e eficazes em determinadas condições. Também têm custo menor de produção. No entanto, não são muito aplicados em carros pois sua eficiência diminui quando variam as condições de rotação, altitude e temperatura.

    Já nos motores 4 tempos a combustão ocorre nos intervalos dos giros, o que promove um ganho relevante de potência. Entre as desvantagens, podem ocorrer problemas com o fluxo de óleo.

     

     

    Motor 4 tempos:

    Primeiro tempo – admissão – acontece o movimento do pistão do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta.

    Segundo tempo – compressão – o movimento do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto acontece com as duas válvulas fechadas. O pistão comprime a mistura de ar e combustível.

    Terceiro tempo – tempo motor – acontece a ignição, quando a vela produz a faísca.

    Quarto tempo – exaustão – corresponde à subida do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto com a válvula de escapamento aberta.