-
GABARITO LETRA C
Princípios:
1. Proveniência: não se misturam documentos de origens diferentes;
2. Pertinência: documentos são classificados por seu assunto (não está em uso por confrontar o princípio da proveniência);
3. Respeito pela ordem original/ Organicidade: os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos);
4. Territorialidade: arquivos públicos devem ser conservados o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção
5. Unicidade: documentos de arquivos devem conservar o seu caráter ÚNICO, em função do seu contexto de produção; (ATENÇÃO: NÃO EXISTE O PRINCIPIO DA MULTIPLICADE)
6. Indivisibilidade/ Integridade: fundos de arquivos devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia (mutilação, destruição não autorizada, adição
7. princípio da cumulatividade. o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, que se caracteriza pela acumulação de documentos.
8. Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Este princípio é derivado do princípio da proveniência.
9. Princípio da reversibilidade: princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.
-
10- Princípio da Universalidade: Princípio que exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada (ou seja, a informação arquivística) de uma forma global antes de passar para uma outra etapa mais detalhada. É a abordagem do geral ao particular que fundamenta a organização dos documentos arquivístico.
-
Mnemônico: CRIP TU PIROU
Cumulatividade: o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, que se caracteriza pela acumulação de documentos.
Respeito pela ordem original: os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos);
Integridade: fundos de arquivos devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia (mutilação, destruição não autorizada, adição/
Proveniência: não se misturam documentos de fontes diferentes;
Territorialidade: Define o dominílio legal dos documentos de acordo com a área territorial, a esfera de poder ou o âmbito administrativo (União, DF, Estados, Municípios) onde foi produzido ou recebido. EXCEÇÃO: Representações diplomáticas ou operações militares. (Derivado do princípio da proveniência)
Universalidade: Orienta as ações dos arquivistas. Estes devem apreender, compreender, estruturar, classificar, arranjar e descrever informação orgânica e registrar antes de passar por outra etapa mais detalhada. Organização dos documentos do geral ao particular.
Pertinência: documentos são classificados por seu assunto (não está em uso por confrontar o princípio da proveniência);
Inalienabilidade: Os arquivos públicos não podem ser vendidos ou cedidos e não têm prazos.
Reversibilidade: Todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos deve poder ser revertido, se necessário. (Restauração de documentos)
Organicidade: Os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas (Derivado do princípio da ordem original)
Unicidade: Os documentos produzidos em diversas vias ou cópias devem ser reduzidos a apenas 1 original para o arquivamento (diferente de protocolo)
-
Multiplicidade, pelo qual os documentos prescindem do contexto em que foram produzidos
ri litros kkk