4 – Competência do Enfermeiro em quimioterapia antineoplásica
” Planejar, organizar, supervisionar, executar e avaliar todas as atividades de Enfermagem, em clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico, categorizando-o como um serviço de alta complexidade, alicerçados na metodologia assistencial de Enfermagem.
” Elaborar protocolos terapêuticos de Enfermagem na prevenção, tratamento e minimização dos efeitos colaterais em clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico.
” Realizar consulta baseado no processo de Enfermagem direcionado a clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico.
” Assistir, de maneira integral, aos clientes e suas famílias, tendo como base o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem e a legislação vigente.
” Ministrar quimioterápico antineoplásico, conforme farmacocinética da droga e protocolo terapêutico.
” Promover e difundir medidas de prevenção de riscos e agravos através da educação dos clientes e familiares, objetivando melhorar a qualidade de vida do cliente.
” Participar de programas de garantia da qualidade em serviço de quimioterapia antineoplásica de forma setorizada e global.
” Proporcionar condições para o aprimoramento dos profissionais de Enfermagem atuantes na área, através de cursos e estágios em instituições afins.
” Participar da elaboração de programas de estágio, treinamento e desenvolvimento de profissionais de Enfermagem nos diferentes níveis de formação, relativos à área de atuação.
” Participar da definição da política de recursos humanos, da aquisição de material e da disposição da área física, necessários à assistência integral aos clientes.
” Cumprir e fazer cumprir as normas, regulamentos e legislações pertinentes às áreas de atuação.
” Estabelecer relações técnico-científicas com as unidades afins, desenvolvendo estudos investigacionais e de pesquisa.
” Promover e participar da integração da equipe multiprofissional, procurando garantir uma assistência integral ao cliente e familiares.
” Registrar informações e dados estatísticos pertinentes à assistência de Enfermagem, ressaltando os indicadores de desempenho e de qualidade, interpretando e otimizando a utilização dos mesmos.
” Formular e implementar manuais técnicos operacionais para equipe de Enfermagem nos diversos setores de atuação.
” Formular e implementar manuais educativos aos clientes e familiares, adequando-os a sua realidade social.
” Manter a atualização técnica e científica da biossegurança individual, coletiva e ambiental, que permita a atuação profissional com eficácia em situações de rotinas e emergenciais, visando interromper e/ou evitar acidentes ou ocorrências que possam causar algum dano físico ou ambiental.
http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2101998_4257.html