As principais radiações nucleares são: radiação alfa, beta, gama e nêutrons.
ALFA: A radiação alfa é constituída de dois prótons e dois nêutrons que o núcleo perde ao emiti-la. Tem baixo poder de penetração, atravessa alguns centímetros no ar e poucos milímetros nos tecidos, portanto, não constitui perigo sério como fonte externa de radiação. Porém, a inalação ou ingestão de partículas alfa é muito perigosa (rádio-226; radônio-222).
BETA: Quando se trata de um material radioativo beta-emissor, é necessária a colocação de uma blindagem entre o operador e a fonte. Nesse caso, uma simples folha plástica (de lucite, acrílico ou PVC) de 1 a 2 cm de espessura é capaz de absorver totalmente as partículas beta e as radiações secundárias provenientes do emissor.
GAMA***: Os raios X são fótons que têm origem na eletrosfera do átomo. Os raios gama também são fótons, mas emitidos a partir do núcleo durante uma transição, surgindo após a emissão de uma partícula (radiação alfa, beta, nêutrons, etc). Ambos são muito penetrantes, sendo necessárias pesadas blindagens para detê-los (chumbo, concreto, aço ou ferro). Dependendo da energia, a maior parte de um feixe constituído por raios X ou gama pode atravessar o corpo humano com facilidade.
Tipos de Radiação
ALFA- Pouco poder de penetração. atravessa alguns centímetros no ar e poucos milímetros nos tecidos.
Não constitui perigo sério como fonte externa de radiação.
BETA- Tempo de vida curto
Utilizado em tomografia por emissão de pósitrons (PET)
GAMA E RAIO X- Ambos são fótons e muito penetrante
Necessita de blindagem para detê-los (Concreto, aço, ferro e chumbo)
Origem: Raio X= Eletrosfera, Gama= Núcleo atômico
Nêutrons- Grande poder de penetração
Uso médico ainda restrito
Referência: Terapêutica Oncológica para Enfermeiros e Farmacêuticos 4ed