SóProvas


ID
2196469
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção puerperal é qualquer isolamento de microrganismo na cavidade uterina, elevação de temperatura igual a 38°C no período após o parto recente (excluindo o 1º dia), presença de taquicardia consistente e súbita, drenagem uterina purulenta e dor abdominal acompanhada de hipersensibilidade do útero, útero amolecido e hipoinvoluído. Inúmeras são as causas que predispõem a infecção puerperal. Alguns fatores aumentam o risco da complicação no pós-parto, como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o artigo Fatores de Risco da Infecção Puerperal: Revisão Bibliográfica.

     

     

    Em geral a infecção puerperal é instalada entre o 4º e o 5º dia do pós-parto, sendo que quanto mais cedo for o aparecimento da mesma, maior será sua virulência, em seu quadro clínico mostra-se o aumento da temperatura que pode alcançar de 38,5 a 39 °C, os lóquios apresentam-se purulentos e com odor fétido, colo permeável à polpa digital, que ao ser manipulado excreta secreção purulenta.

     

    No Brasil, a infecção puerperal é a 4ª ( quarta ) causa de mortalidade materna.

     

    Os fatores de risco da infeção puerperal encontrados nos artigos pesquisados: presença de mecônio no líquido amniótico, duração do trabalho de parto, rotura das membranas fetais por mais de seis horas, falta de higiene.

  • As complicações abaixo são relatadas por: Ziegel e Cranley:

    Trabalho de parto prolongado ou retido

    Muitos problemas surgem quando o trabalho de parto é prolongado. A incidência de morbidez e mortalidade perinatais aumenta. A mãe fica vulnerável a infecção intra-uterina e a hemorragia pós-parto.
    O trabalho de parto pode ser prolongado ou retido em qualquer das fases de dilatação cervical ou no padrão de descida fetal. Podem ser definidos seis padrões específicos de trabalho de parto disfuncional. Cada padrão é uma entidade independente, que pode aparecer individualmente ou em combinação com qualquer dos outros padrões em um dado trabalho de parto.

    https://www.cursosaprendiz.com.br/complicacoes-e-intercorrencias-do-parto-normal/

    CONFIE EM DEUS!