SóProvas


ID
2196550
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o medicamento Nitroglicerina, leia as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. São efeitos colaterais: hipotensão postural, rubor facial, taquicardia, choque, edema periférico, cefaleia, náuseas, vômitos, fraqueza muscular e visão borrada.
II. Deve ser diluída com soro fisiológico 0,9%, soro glicosado 5% ou bicarbonato de sódio.
III. É um vasodilatador venoso e arterial.
IV. É um inotrópico não digitálico, sendo uma droga simpatomimética.

Alternativas
Comentários
  • Como age : diminui a demanda de oxigênio pelo miocárdio por reduzir a pré-carga e pós-carga cardíacas. Isto se deve predominantemente à dilatação venosa e em grau menor à dilatação arterial. O sangue é melhor distribuído dentro do miocárdio. Solução injetável: angina (pacientes que não respondem à Nitroglicerina sublingual ou a beta-bloqueadores); insuficiência cardíaca congestiva (após infarto agudo do miocárdio); hipertensão (pré-operatória); indução de hipotensão controlada durante cirurgia. Como age diminui a demanda de oxigênio pelo miocárdio por reduzir a pré-carga epós-carga cardíacas. Isto se deve predominantemente à dilatação venosa e em grau menor à dilatação arterial. O sangue é melhor distribuído dentro do miocárdio. Uso injetável – Preparação Atenção: utilizar recipientes de vidro para diluir e armazenar as soluções contendo Nitroglicerina, pois ela pode ser absorvida por materiais plásticos. Dispositivos para administração intravenosa contendo PVC podem absorver 40 a 80% da Nitroglicerina contida em uma solução. Quando dispositivos que não contem PVC são utilizados, praticamente toda a dose calculada é administrada ao paciente. Considerar o tipo de dispositivo para administração intravenosa ao calcular a dose. •deve-se evitar o uso de filtros, pois estes podem absorver a Nitroglicerina. Nitroglicerina (solução) 25 mg/5 mL – Infusão intravenosa Diluição Diluente: Cloreto de Sódio 0,9% ou Glicose 5%. Volume – inicial: 500 mL; manutenção: pelo menos 62,5 mL, não ultrapassar a concentração de 400 mcg/mL. Estabilidade após diluição com Cloreto de Sódio 0,9% ou Glicose 5%, em recipiente de vidro temperatura ambiente (15 a 30°C): 48 horas refrigeração (2 a 8°C): 7 dias Velocidade de infusão: utilizar dispositivo que controle a velocidade de infusão; ajustar de acordo com a resposta do paciente. Reações mais comuns (sem incidência definida) Cardiovascular: queda de pressão ao mudar de posição, aumento dos batimentos do coração, ruborização, palpitação. Sistema nervoso central: dor de cabeça, tontura.

  • NITROGLICERINA

  • D

  •  

    NITROGLCERINA/TRIDIL

    INDICAÇÕES

    Este medicamento é indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão intraoperatória.

     

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=29336782016&pIdAnexo=4356547