-
Ocorre o aumento do débito cardíaco e pressao arterial baixa
-
Letra D
No choque hipovolemico ocorre taquicardia (aumento no debito cardiaco)
a pressao arterial diminui em todos os choques
-
Há diminuição da pré-carga devido à diminuição do volume intravascular. Consequentemente, há diminuição do DC, inicialmente compensado por taquicardia. Gabarito errado DC= VS X FC
-
Como que o débito cardiaco aumenta se o volume de sangue diminui em decorrência da hemorragia?
" No choque hipovolêmico ocorre uma redução do débito cardíaco em decorrência a diminuição do retorno venoso para o coração como conseqüência de uma perda súbita do volume intravascular."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_hipovol%C3%AAmico
-
No choque hipovolêmico ocorre uma redução do débito cardíaco em decorrência diminuição do volume sanguineo
-
O choque séptico: caracteriza-se por um débito cardíaco elevado com vasodilatação.
Nos demais choques há uma diminuição do débito cardíaco.
-
Quando há perda de sangue da circulação, o coração é estimulado a aumentar o débito cardíaco, elevando a frequência e a força de contração.
Fonte: PHTLS
Gab: D
-
O peguinha dessa questão é o enunciado especificar que o paciente é uma criança.
Segue a explicação retirada de um artigo científico:
"Os mecanismos compensatórios para manutenção do débito cardíaco incluem a taquicardia e o aumento da contratilidade cardíaca e do tônus do sistema venoso. Entretanto, em crianças, as respostas cardiovasculares compensatórias diferem daquelas dos adultos. Em crianças pequenas, o débito cardíaco é mais dependente da frequência cardíaca do que do volume de ejeção, em decorrência de menor massa muscular do ventrículo. Assim, a criança compensa a diminuição do débito cardíaco pela taquicardia."
Portanto, o débito cardíaco aumenta em crianças (pelo menos inicialmente na fase compensatória do choque) e diminui em adultos.
Gab: D
Espero ter ajudado!
Fonte:
Choque em crianças (Ana Paula de Carvalho Panzeri Carlotti - Medicina (Ribeirão Preto) 2012;45(2): 197-207)
Link: http://revista.fmrp.usp.br/2012/vol45n2/Simp4_Choque%20em%20Crian%E7as.pdf
-
O Choque hipovolêmico caracteriza-se por volume intravascular inadequado relativo ao espaço vascular. A hipovolemia é a principal causa de choque em crianças, resultante de desidratação, hemorragia e perdas para o terceiro espaço, decorrentes do aumento da permeabilidade capilar (p.ex., sepse, queimaduras). Nesses casos ocorre uma diminuição da Pressão Venosa Central (PVC).
Os sinais clínicos do choque hipovolêmico são:
- taquicardia,
- pressão arterial normal (choque compensado) ou diminuída (choque descompensado),
- diminuição da pressão de pulso, pulsos finos, tempo de enchimento capilar prolongado (> 2 segundos),
- pele fria, pálida ou marmórea,
- diaforese,
- alteração do estado mental
- oligúria.
Apesar de no choque hipovolêmico ocorrer a diminuição do débito cardíaco isso não é um sinal clínico, alterações da perfusão sistêmicas serão clinicamente observadas por meio de sinais indiretos de baixo fluxo sanguíneo e alterações da resistência vascular.
Resposta D
Bibliografia
Carlotti APCP. Choque em crianças. Medicina (Ribeirão Preto). 45(2): 197-207, 2012.
-
De um artigo que o colega dos comentários citou:
"O choque hipodinâmico ou frio se associa a baixo débito cardíaco e ocorre em crianças com choque hipovolêmico, séptico e cardiogênico. Os mecanismos compensatórios causam aumento da resistência vascular sistêmica, observando-se pele fria e marmórea, pulsos finos e perfusão periférica diminuída (tempo de enchimento capilar > 2 segundos)"
Link: http://revista.fmrp.usp.br/2012/vol45n2/Simp4_Choque%20em%20Crian%E7as.pdf
-
Questão que era passível de anulação. De acordo com o PALS/AHA, a criança em choque hipovolemico apresenta queda do DÉBITO CARDÍACO, cuja compensação parcial ocorre com a taquicardia. Por ter perda de volume, há queda da PVC e do enchimento capilar. A pressão arterial mantém-se normal na fase inicial, evoluindo para hipotensão na fase mais avançada. Sem dúvida alguma, todas as alternativas são verdadeiras. Alternativa correta é a C, de olhos fechados.
-
Considerando os sinais clínicos o DC não