SóProvas


ID
2197420
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após o nascimento, o corpo da mulher passa por alterações significativas em todos os sistemas para que possa retornar ao estado pré-gravídico. Considerando os fenômenos involutivos e adaptações fisiológicas maternas na fase do puerpério, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. O colo retorna tipicamente ao seu estado pré-gravídico até 12a semana do período pós-parto.

II. Os lóquios rubros duram de 1 a 3 dias; depois são lóquios serosos de 4 a 10 dias; e por último lóquios brancos, que duram de 10 a 14 dias até 6 semanas. A persistência dos lóquios sanguinolentos pode significar involução uterina e levar à suspeita de infecção por retenção de restos placentários.

III. O sistema cardiovascular tem modificações quanto ao débito cardíaco e volume sanguíneo. Com a perda de líquidos durante o parto, o volume sanguíneo diminui imediatamente, o que leva à redução do débito cardíaco e taquicardia, concomitante.

IV. O útero volta ao seu tamanho normal, devido à supressão de hormônios produzidos pela placenta (estrogênio e progesterona).

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    I) COLO UTERINO: após o parto, o colo está flácido, violáceo e lacerado nas comissuras. A restauração epitelial inicia-se dentro de 4 dias. Até o o 3º dia pós-parto, o colo é permeável ao dedo indicador, já no 5º dia torna-se impérvio nas primíparas, e no 10º dia nas multíparas. Com 6 semanas, o colo apresenta características pré-gravídicas.

    II)CORRETO

    III)SISTEMA CARDIOVASCULAR: o volume sanguíneo, que logo após o parto declina em função do volume da hemorragia da dequitação, retorna ao normal nas primeiras 6 semanas. O débito cardiaco diminui e consequentemente a frequencia cardíaca também diminui, visto que são diretamente proporcionais, uma vez que o DC é igual à frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. 

    IV) CORRETO