SóProvas


ID
219748
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das técnicas da terapia do comportamento é a dessensibilização sistemática, que corresponde a um método para reduzir de maneira gradual

Alternativas
Comentários
  • A Dessensibilização sistemática corresponde a um conjuto de técnicas de exposição a vivência traumática. Ou seja, a vivência traumática é trabalhada numa hierarquia de situações temidas (desde as consideradas as mais fáceis de enfrentamento até as mais difícieis.
  • A dessensibilização sistemática foi desenvolvida originariamente por Wolpe em 1958 e diz respeito a um conjunto de técnicas de exposição/apromimação à experiência traumática, envolvendo três etapas básicas: treinamento do cliente ao relaxamento físico, estabelecimento de uma hierarquia de ansiedade em relação ao estímulo fóbico e contracondicionamento do relaxamento como uma resposta ao estímulo temido, iniciando-se com o elemento mais baixo na hierarquia de ansiedade até chegar ao ponto mais alto dessa hierarquia previamente estabelecida na segunda etapa.  (Knapp e Caminha, 2003) e (Negrão, 2011)
  • Seria a dessensibilização sistemática usada apenas nessas duas condições apenas, alguém tem dicas de boas leituras sobre a teoria cognitva e suas técnicas?
    Obrigada
  • Xilica, o livro psicoterapias cognitivo-comportamentais do Rangé é excelente. 

  • Essa técnica foi criada por Joseph Wolpe, e baseia-se segundo Kaplan e Sadock (2003) no princípio comportamental do contracondicionamento, o qual afirma que o indivíduo pode superar a ansiedade mal-adaptativa provocada por uma situação ou objeto aproximando as situações temidas gradualmente, em um estado psicofisiológico que iniba a ansiedade.

    Nessa técnica o cliente é treinado a relaxar, é colocado em contato com uma hierarquia de situações geradoras de ansiedade e é solicitado a relaxar enquanto imagina cada uma delas, assim o paciente atinge um estado de completo relaxamento, quando é exposto ao estímulo que provoca a resposta de ansiedade. Nesse caso a reação negativa de ansiedade é inibida pelo estado de relaxamento, num processo chamado de inibição recíproca.

    Ao invés de utilizar as situações ou objetos reais que provocam medo, paciente e terapeuta preparam uma lista graduada ou uma hierarquia de cenas provocadoras de ansiedade associadas aos medos do paciente. Finalmente, o estado aprendido de relaxamento e as cenas provocadoras de ansiedade são sistematicamente pareados ao tratamento. 

    Percebemos que a dessensibilização sistemática consiste então de três etapas: treino de relaxamento, construção de hierarquia e dessensibilização do estímulo.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/11491/tecnicas-da-terapia-comportamental-dessensibilizacao-sistematica#ixzz49h8vUncF

  •     Dessensibilização sistemática: consiste em elaborar uma hierarquia (partindo do estímulo ou evento mais ansiogênico para o menos ansiogênico) a medida que são realizados exercícios de relaxamento, ou seja, contracondicionamento. Assim, as situações podem ser pensados e também vivenciadas, podendo até levar o cliente ao local que ocorreu o condicionamento ou evento estressor. Dessa forma, a pessoa passa a não ser mais sensível aquela situação ou estímulo.