-
Partido arquitetônico
-
"Considerando, portanto, o cenário contemporâneo de grande diversidade arquitetônica, o partido arquitetônico é compreendido como a idéia que subjaz ao projeto, aquela identificada como idéia principal ou central, quando o projeto já se apresenta concluído, não importando quando esta idéia surgiu. É a idéia que o projeto é capaz de veicular ou expressar, o conteúdo intelectual de um edifício ou projeto enquanto manifestação, mediada por uma linguagem. É da avaliação destas idéias que se ocupam as comissões julgadoras em concursos, professores em avaliação etc."
Mário Biseli, extraído de:http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.134/3974
-
programa de necessidades: documento que exprime as exigências do cliente e as necessidades dos futuros usuários da obra. Em geral, descreve sua função, atividades que irá abrigar, dimensionamento e padrões de qualidade assim como especifica prazos e recursos disponíveis para a execução. A elaboração desse programa deve, necessariamente, proceder o início do projeto, podendo entretanto, ser complementado ao longo de seu desenvolvimento.
O Estudo Preliminar constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra (partido), considerando as principais exigências contidas no programa de necessidades. Deve receber a aprovação preliminar do cliente.
O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades e o Estudo Preliminar aprovado pelo cliente. Deve receber a aprovação final do cliente.
Partido arquitetônico: Conjunto de diretrizes gerais que serão determinantes para o projeto arquitetônico, tais como programa do edifício, conformação topográfica do terreno, a orientação e o clima, o sistema estrutural adotado, as condições locais, a verba disponível, as codificações das posturas que regulamentam as construções, o entorno da obra e, principalmente, as intenções plásticas do arquiteto, e diz respeito à distribuição das massas construídas no terreno, aos volumes das edificações, à proporção entre cheios e vazios, às superfícies iluminadas e sombras, e aos principais materiais e técnicas construtivas a serem empregados. Partido horizontal é aquele em que predominam as circulações horizontais e partido vertical, aquele em que predominam as circulações verticais.
-
Achei a pergunta confusa.. porque o partido arquitetônico dá uma ideia do conceito geral da proposta, mas vai mais além disso. E na descrição, pareceu vago, sem demonstrar tudo que cabe a um partido arquitetônico.
-
NBR 6492/1994:
3.9 Programa de necessidades
Documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém
o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas
5.1.2 Estudo preliminar
Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação
pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
NBR 13532/1995 CANCELADA
3.3 Etapas do projeto de arquitetura
As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na sequência indicada (incluídas as siglas):
[...]
c) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ );
[...]
GABARITO: A
-
uma prefiguração do projeto.... é demais né? me pareceu muito a descrição de estudo preliminar