-
a) as escadas enclausuradas protegidas devem ter suas caixas isoladas por paredes resistentes a, no mínimo, 4 horas de fogo.
4.7.10.1 a) ter suas caixas isoladas por paredes resistentes a 2 h de fogo, no mínimo;
b) as escadas, rampas e descargas devem ser dimensionadas em função da somatória da população de todos os pavimentos do edifício.
4.4.1.1 b) as escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função do pavimento de maior população, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.
c) as portas das rotas de saída e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir para dentro do ambiente, no sentido do trânsito de saída.
4.5.4.1 As portas das rotas de saída e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trânsito de saída.
d) as portas que abrem no sentido do trânsito de saída, para dentro de rotas de saída, em ângulo de 90°, devem ficar em recessos de paredes, de forma a não reduzir a largura da rota.
4.4.3.3 As portas que abrem no sentido do trânsito de saída, para dentro de rotas de saída, em ângulo de 90°, devem ficar em recessos de paredes, de forma a não reduzir a largura efetiva em valor maior que 0,10 m
e) os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis e locais para exposição de mercadorias, exceto quando o prédio estiver fora de uso.
4.5.1.2 Os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis, locais para exposição de mercadorias, e outros, de forma permanente, mesmo quando o prédio esteja supostamente fora de uso.
Todos os itens foram retirados da NBR 9077
-
Gab.D
A) as escadas enclausuradas protegidas devem ter suas caixas isoladas por paredes resistentes a, no mínimo, 4 horas de fogo.❌
escadas enclausuradas protegidas - 2 HORAS
escada enclausurada à prova de fumaça - 4 horas
B) as escadas, rampas e descargas devem ser dimensionadas em função da somatória da população de todos os pavimentos do edifício.❌
a largura das saídas -> função do número de pessoas que por elas deva transitar
os acessos -> função de pavimentos que servierem à população
as escadas, rampas e descargas -> função do pavimento de MAIOR POPULAÇÃO
C) as portas das rotas de saída e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir para dentro do ambiente❌, no sentido do trânsito de saída.
As portas das rotas de saída e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trânsito de saída.
D) as portas que abrem no sentido do trânsito de saída, para dentro de rotas de saída, em ângulo de 90°, devem ficar em recessos de paredes, de forma a não reduzir a largura da rota.✅
E) os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis e locais para exposição de mercadorias, exceto quando o prédio estiver fora de uso❌.
mesmo quando o prédio esteja supostamente fora de uso
-
GABARITO INCORRETO
Pode-se reduzir sim a largura efetiva até 10cm.
4.4.3.3 As portas que abrem no sentido do trânsito de saída,
para dentro de rotas de saída, em ângulo de 90°, devem
ficar em recessos de paredes, de forma a não reduzir a largura
efetiva em valor maior que 0,10 m (ver Figura 2).