Gabarito B
P2P, ou peer-to-peer (ponto a ponto, em livre tradução) é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Não há um servidor geral que os armazene e sim usuários que ao mesmo tempo que fazem download, os disponibilizam para que outros busquem arquivos em sua máquina. Nesse sistema cada computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.
Se você já usou softwares como Kazaa, eMule, LimeWire, Shareaza, Bittorrent e outros do gênero para fazer downloads de qualquer tipo de conteúdo, você esteve conectado a uma rede P2P.
Ao mesmo tempo que reduzem custos e permitem distribuição de conteúdo facilmente, as redes P2P proporcionam a propagação de material pirata, podendo conter malwares ou ser ilegal.
Uma das vantagens de uso de redes P2P é a possibilidade de vasculhar o hardware de um número elevado de usuários conectados, chegando a alguns milhões. É importante ressaltar que seus arquivos ficarão disponíveis para download, sendo necessário criptografar seus dados confidenciais para evitar super exposição.
Entre as redes já supra citadas ainda existem uma vasta gama de outras que operam no mesmo sistema de compartilhamento. Caso opte por usar alguma, veja aqui diversas aplicações P2P para download.
Aos usuários de redes P2P é bom lembrar de manter um bom anti-vírus, pois nunca se sabe se a origem é confiável. Outro fator importante é que grande parte do conteúdo disponibilizado é ilegal, podendo gerar punições por parte dos dententores de seus direitos autorais.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !