SóProvas


ID
219802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de
aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma
equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação.
Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por
pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente
e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo
facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas
da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens
que se seguem.

Embora seja uma das característica dos círculos de qualidade, a lealdade entre os membros da equipe não é um aspecto relevante para o sucesso de uma equipe de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO

     

    Para que uma equipe seja bem sucedida, é preciso que haja entrosamento entre seus membros, e o fator confiança é de extrema importância. A falta de lealdade entre os seus membros denota uma falta de confiança mútua. O que levaria a equipe ao fracasso.

  • O que são circulos de qualidade?
    O Círculo de Qualidade é um sistema, concebido do Kaoru Ishikawa, professor da Universidade de Tóquio falecido em 1989, que tem como propósito envolver todos os colaboradores de uma empresa, a todos os níveis, na qualidade das tarefas executadas e na identificação de melhorias que possam conduzir a ganhos de eficiência e produtividade.
    Um círculo de qualidade é, na definição do Quality Circles Handbook, um grupo de 3 a 12 pessoas que fazem o mesmo ou trabalho semelhante, reunindo-se voluntária e regularmente durante cerca de uma hora por semana em tempo remunerado, habitualmente sob a liderança do seu próprio supervisor, e preparadas para identificar, analisar e resolver alguns dos problemas do seu trabalho, apresentando soluções à administração e, quando possível, implementando soluções elas próprias.
    Existem 2 preocupações essenciais num Círculo de Qualidade:
    1) identificação do problema e apresentação de sugestão de soluções;
    2) reforço da motivação do grupo por via das reuniões e da inerente oportunidade para discutir questões relacionadas com o trabalho.
    As reuniões devem ser feitas com carácter regular e com uma ordem de trabalhos pré-definida. Devem ser elaboradas actas, com o intuito de velar pelo acompanhamento e execução das propostas aprovadas. A eficácia deste método depende muito da preparação dos participantes no processo e do apoio efectivo recebido por parte da gestão do topo.