-
HTTP (Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper Texto) é o protocolo usado para realizar a transferência das páginas Web para nossos computadores. O HTTP é usado para trazer o conteúdo das páginas (documentos feitos com a linguagem HTML) para nossos programas navegadores (Browsers). O protocolo HTTP utiliza a porta 80 do protocolo de transporte TCP.
Sim, é bom que se saiba que o HTTP não é seguro, portanto...
Há uma variação do HTTP, que se chama HTTPS (HTTP Seguro), e é usado para realizar o acesso a páginas com transferência criptografada de dados (através de um algoritmo de criptografia chamado SSL). Esse protocolo é comumente usado nos acessos aos sites de bancos e lojas virtuais onde se informam números de cartão de crédito, por exemplo.
O HTTPS é, na verdade, a junção do HTTP, usado para transferir páginas, com o SSL (Secure Socket Layer), um protocolo de segurança, criado para fornecer criptografia aos protocolos que naturalmente não fazem uso dela (falaremos sobre ele mais adiante).
O protocolo HTTPS não é 100% seguro, ou seja, ele não evita completamente a ameaça de interceptação das mensagens entre usuário e site, mas oferece um nível de segurança que minimiza bastante esse risco. O protocolo HTTPS é usado sobre a porta 443.
Gabarito B
-
A sigla .com significa que o endereço do site é comercial; a sigla .org é de site de organizações sem fins lucrativos e .gov são de endereços de sites do governo.
-
A rede mundial de computadores (em inglês: World Wide Web), também conhecida pelos termos em inglês web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia (hipermédia) que são interligados e executados na Internet.
JAVA
desenvolvida pela Sun Microsystems; permite que páginas web incrustem pequenos programas (chamados applets) diretamente dentro da informação enviada que será rodada no computador do usuário. Esses applets são executados na própria máquina cliente, fornecendo uma experiência mais rica para o usuário. Essa tecnologia nunca ganhou a popularidade que a Sun esperava, por uma variedade de razões, incluindo falta de integração com outros conteúdos e o fato de que a JVM (máquina virtual necessária para a execução do conteúdo) ter que ser instalada antes do uso. Atualmente, o Adobe Flash realiza várias das funções originalmente visadas aos applets Java, como apresentação de vídeo, animação e interfaces gráficas ricas.
JavaScript
O JavaScript é uma linguagem de computador interpretada desenvolvida originalmente para uso em páginas web, cuja versão padronizada é ECMAScript. Ainda que seu nome seja similar ao da linguagem Java,
o JavaScript foi desenvolvido pela Netscape e não possui semelhanças com o Java. Em conjunto com a tecnologia de Document Object Model, o JavaScript tornou-se um método bastante poderoso de manipulação de páginas web.
AJAX
Em sua forma mais simples, todas as informações opcionais e ações em uma página web com JavaScript são carregadas do servidor web ao navegador quando a página é carregada. O AJAX é uma tecnologia baseada em JavaScript que fornece um método no qual pequenas partes de uma página web podem ser atualizados sem a necessidade de atualização de toda a página.
O AJAX é visto como um importante aspecto do que chama-se web 2.0.
Plataforma Flash
Adobe Flash ou simplesmente Flash, é um software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o processo de criação de páginas web que posteriormente foi adquirida pela Adobe, em 2005.
O Flash atualmente está em processo de obsolescência, em favor de tecnologias abertas como a versão 5 do HTML.
CGI
Consiste em uma tecnologia que permite que programas interpretados gerem páginas web dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para o servidor web para, então, receber o resultado do processamento. É uma especificação independente de linguagem de programação.
-
I - HTTP é sigla de Hyper Text Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto".
É um PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet).
ATENÇÃO NÃO CONFUNDA: HTML é a sigla de Hyper Text Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto".
Consiste em uma LINGUAGEM DE MARCAÇÃO utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet.
II - correto
III - .COM É endereço comercial
IV - URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.
WWW (web) é a parte gráfica da internet. A área dos sites.
-
Gabarito''B''.
http://www.institutolegatus.com.br
http - É o protocolo utilizado para acessar sites de páginas da Web.
br - Indica que o site está localizado no Brasil.
Estudar é o caminho para o sucesso.
-
Sobre o item III)
TIPOS DE DOMÍNIO Domínios genéricos ou organizacionais:
com – instituições comerciais;
mil – instituições militares;
gov – instituições do governo;
org – organizações e fundações;
edu – instituições educacionais;
int – organizações internacionais;
net – organizações de rede (como provedores de acesso a Internet).