SóProvas



Prova Instituto Legatus - 2016 - Prefeitura de Angical do Piauí - PI - Assistente Social


ID
2198473
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a compactação de arquivos e pastas, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Um arquivo compactado ocupa mais espaço no disco rígido, além de tornar mais fácil movê-lo ou enviá-lo por e-mail.

( ) É possível compactar vários arquivos em uma única pasta compactada.

( ) Uma forma de abrir um arquivo que foi compactado é primeiro descompactá-lo (extrair o arquivo).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

  • Gab. D

     

    ( ) Um arquivo compactado ocupa mais espaço no disco rígido, além de tornar mais fácil movê-lo ou enviá-lo por e-mail.

    # Errado. Pegadinha clássica, trocando os nomes principais... Por isso, não podemos descuidar da leitura.

    O correto é dizer que "um arquivo compactado ocupa MENOS espaço no disco rígido"

     

    ( ) É possível compactar vários arquivos em uma única pasta compactada.

    # Certo. 

     

    ( ) Uma forma de abrir um arquivo que foi compactado é primeiro descompactá-lo (extrair o arquivo).

    # certo. Veja que a questão não fala que é ÚNICA forma de abrir o arquivo e sim UMA DAS FORMAS, portanto correto.


ID
2198476
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analisando o endereço de internet abaixo, pode-se afirmar que:

http://www.institutolegatus.com.br

I. http - É o protocolo utilizado para acessar sites de páginas da Web.

II. br - Indica que o site está localizado no Brasil.

III. com - Indica que o site é uma organização governamental.

IV. www - É o endereço de um recurso disponível na internet.

É correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • HTTP (Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper Texto) é o protocolo usado para realizar a transferência das páginas Web para nossos computadores. O HTTP é usado para trazer o conteúdo das páginas (documentos feitos com a linguagem HTML) para nossos programas navegadores (Browsers). O protocolo HTTP utiliza a porta 80 do protocolo de transporte TCP.
    Sim, é bom que se saiba que o HTTP não é seguro, portanto...
    Há uma variação do HTTP, que se chama HTTPS (HTTP Seguro), e é usado para realizar o acesso a páginas com transferência criptografada de dados (através de um algoritmo de criptografia chamado SSL). Esse protocolo é comumente usado nos acessos aos sites de bancos e lojas virtuais onde se informam números de cartão de crédito, por exemplo.
    O HTTPS é, na verdade, a junção do HTTP, usado para transferir páginas, com o SSL (Secure Socket Layer), um protocolo de segurança, criado para fornecer criptografia aos protocolos que naturalmente não fazem uso dela (falaremos sobre ele mais adiante).
    O protocolo HTTPS não é 100% seguro, ou seja, ele não evita completamente a ameaça de interceptação das mensagens entre usuário e site, mas oferece um nível de segurança que minimiza bastante esse risco. O protocolo HTTPS é usado sobre a porta 443.
     

     

    Gabarito B

  • A sigla .com significa que o endereço do site é comercial; a sigla .org é de site de organizações sem fins lucrativos e .gov são de endereços de sites do governo.

  • rede mundial de computadores (em inglês: World Wide Web), também conhecida pelos termos em inglês web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia (hipermédia) que são interligados e executados na Internet.

     

    JAVA

     desenvolvida pela Sun Microsystems;  permite que páginas web incrustem pequenos programas (chamados applets) diretamente dentro da informação enviada que será rodada no computador do usuário. Esses applets são executados na própria máquina cliente, fornecendo uma experiência mais rica para o usuário. Essa tecnologia nunca ganhou a popularidade que a Sun esperava, por uma variedade de razões, incluindo falta de integração com outros conteúdos e o fato de que a JVM (máquina virtual necessária para a execução do conteúdo) ter que ser instalada antes do uso. Atualmente, o Adobe Flash realiza várias das funções originalmente visadas aos applets Java, como apresentação de vídeo, animação e interfaces gráficas ricas.

     

    JavaScript

    O JavaScript é uma linguagem de computador interpretada desenvolvida originalmente para uso em páginas web, cuja versão padronizada é ECMAScript. Ainda que seu nome seja similar ao da linguagem Java,

    o JavaScript foi desenvolvido pela Netscape e não possui semelhanças com o Java. Em conjunto com a tecnologia de Document Object Model, o JavaScript tornou-se um método bastante poderoso de manipulação de páginas web.

     

    AJAX

    Em sua forma mais simples, todas as informações opcionais e ações em uma página web com JavaScript são carregadas do servidor web ao navegador quando a página é carregada. O AJAX é uma tecnologia baseada em JavaScript que fornece um método no qual pequenas partes de uma página web podem ser atualizados sem a necessidade de atualização de toda a página.

    O AJAX é visto como um importante aspecto do que chama-se web 2.0.

     

    Plataforma Flash

    Adobe Flash ou simplesmente Flash, é um software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o processo de criação de páginas web que posteriormente foi adquirida pela Adobe, em 2005.

    O Flash atualmente está em processo de obsolescência, em favor de tecnologias abertas como a versão 5 do HTML.

     

    CGI

    Consiste em uma tecnologia que permite que programas interpretados gerem páginas web dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para o servidor web para, então, receber o resultado do processamento. É uma especificação independente de linguagem de programação.

     

  • I - HTTP é sigla de Hyper Text Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto".

    É um PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet).

    ATENÇÃO NÃO CONFUNDA: HTML é a sigla de Hyper Text Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". 

    Consiste em uma LINGUAGEM DE MARCAÇÃO utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet.

    II - correto

    III - .COM É endereço comercial

    IV - URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.

    WWW (web) é a parte gráfica da internet. A área dos sites.

  • Gabarito''B''.

    http://www.institutolegatus.com.br

     http - É o protocolo utilizado para acessar sites de páginas da Web.

     br - Indica que o site está localizado no Brasil.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Sobre o item III)

     TIPOS DE DOMÍNIO Domínios genéricos ou organizacionais:

    com – instituições comerciais;

    mil – instituições militares;

    gov – instituições do governo;

    org – organizações e fundações;

    edu – instituições educacionais;

    int – organizações internacionais;

    net – organizações de rede (como provedores de acesso a Internet). 


ID
2198479
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Associe corretamente os conceitos abaixo de um computador com sua respectiva definição:

1 - Disco Rígido

2 - Memória cache

3 – Clock

4 – Boot

( ) Também conhecido como frequência, define a velocidade com que o processador trabalha e é medido em hertz (Hz). 

( ) É o primeiro programa a rodar quando se liga o computador e tem basicamente duas funções: testar toda a parte de hardware e carregar os arquivos necessários para a inicialização do sistema operacional. 

( ) Dispositivo de armazenamento de dados, onde são guardados topos os tipos de arquivos digitais.

( ) Recurso técnico utilizado pelo processador para ganhar agilidade no processamento, e consiste em uma área de memória onde ficam armazenados os dados mais utilizados. 
         

A sequência correta, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C;

    2.4.1.2. Clocks (frequências)
    Assim como todo equipamento eletrônico digital, os processadores possuem uma espécie de coração, que bate várias vezes por segundo. Esse “coração” é, na verdade, um pequeno cristal de quartzo que, quando alimentado de energia elétrica, gera uma onda compassada e regular, chamada clock (ou frequência).
    É claro que, se formos muito exigentes, clock não é sinônimo de frequência. Clock (ou relógio) é o nome da onda ritmada de que estamos falando, e frequência, que, segundo o Aurélio, é o “número de ciclos que um sistema com movimento periódico efetua na unidade de tempo”, é a contagem dessa onda, a medição de suas repetições por segundo.
    Os clocks dos equipamentos digitais (como o processador) têm suas frequências medidas em Hz (Hertz), a unidade internacional de frequência (lá vem esse tal de SI, de novo). 1 Hz é simplesmente 1 ciclo por segundo (ou, se você preferir, 1 acontecimento por segundo). Se algo acontece a 10 KHz, é porque se repete 10 mil vezes por segundo. Se um clock tem frequência de 800 MHz, significa que esse clock gera 800 milhões de ciclos por segundo.

     

    (João Antonio, 5ª edição)

  • Chipset: o chipset desempenha um papel essencial para a placa-mãe, auxiliando no controle de tráfego que passa por ela. Via de regra, são dois estes controladores.

     

     O chipset ponte norte controla o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM, além de fornecer canal para a comunicação com o chipset ponte sul.

    É componente essencial para a performance do computador, uma vez que liga os dispositivos que exigem maior velocidade de comunicação.

    * Front Side Bus (FSB) é o barramento que intercomunica a CPU à NorthBridge.

     

    O chipset ponte sul controla o acesso ao disco rígido, aos componentes onboard da placa-mãe e aos demais dispositivos conectados nos slots da placa.

    Este chipset não determina o desempenho da máquina, mas dirá qual é a sua capacidade de conexão (nº de portas USB, conexões SATA, PCI, etc...).

     

    BIOS (Basic Input/ Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída): é um programa (software) pré-gravado pelo fabricante da placa-mãe e colocado em uma memória ROM (permanente), na placa-mãe do computador. Quando um computador é ligado, é a BIOS que inicializa a máquina, verificando as memórias, discos rígidos e dispositivos de entrada e saída. Somente depois do “OK” da BIOS que o sistema operacional do computador é inicializado.

     

    CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor – Semicondutor Complementar de óxido-metal): é uma memória complementar, que guarda as informações configuradas para a BIOS funcionar. Justamente por isso, o CMOS precisa de uma bateria de relógio, para manter estas informações ativas, mesmo que o computador esteja desligado

     

    Memória cache

    A memória cache é uma memória intermediária, situada logicamente entre o processador e a memória RAM. Sua finalidade é reter os blocos de instruções mais utilizados próximo ao processador, diminuindo a necessidade de acesso à memória RAM. Fisicamente, ela pode ficar dentro ou fora do processador, a depender de seu tipo.

     

    L1 muito pequena, próxima à CPU, e a mais rápida dentre os tipos de cache Dentro do chip do processador

     

    L2 maior e mais lenta que a L1 Dentro ou fora do chip processador

     

    L3 maior e mais lenta do que a L2 Fora do processador, colocado na placa-mãe

  • 1. POWER (BOOT) ----- BIOS (na ROM - também chamado de firmware)  = passa as primeiras ordens para o processador (UCP),  além de verificar quais itens estão instalados na máquina.

     também é responsável por carregar a memória RAM, placa de vídeo, teclado, cache, para possibilitar a inicialização do sistema operacional.

     

     

    2-  Acessa a memória CMOS, um circuito integrado que mantém armazenada o Setup da BIOS, com informações referentes ao hardware.           estabelece reconhecimento e comunicação com peças como placas de vídeo e memória RAM

    A CMOS = é volátil mas não perde informações qquando é desligada a máquina!

     

     

    3. Power-on Self Test (POST) = conjunto de testes que a BIOS realiza para saber se tudo está se inicializando da maneira correta. 

     

     

    4.  procura de alguma fonte para inicializar o sistema operacional.

    Tal fonte é configurável (podendo ser modificada no Setup da BIOS) e pode ser um disco rígido (HD), CDROM, pendrive, SSD...

     

     

    5.  BIOS vai procurar o setor zero ( Master Boot Record - MBR) do HD = contém um pequeno código que alavanca a inicialização do sistema operacional. O MBR acionará o setor do disco que contém o chamado sistema de iniciação, carregador, boot loader, bootstrap  = INICIALIZAÇÃO DO KERNEL ----- LOGON no WINDOWS

     

     

    6.  bootstrap loader carrega o sistema operacional na memória = configura os pequenos programas de drivers que fazem interface e controlam os vários subsistemas de hardware do computador.

     

     

    Barramentos de Sistema – É o barramento principal, envolvendo o Front Side Bus (CPU – Ponte Norte) e a memória principal. Pode ser dividido em três outros barramentos, a saber:

     

     Barramento de endereços – para o envio dos endereços das posições de memória a serem acessadas pela CPU (lembra do problema dos 32 bits, que limitava o tamanho da memória a 4GB?);

     

     Barramento de controle – para o envio dos sinais de controle que a CPU troca com os demais componentes;

     

     Barramento de dados – para o tráfego dos dados e instruções propriamente ditos, dos programas em execução no computador.

     

     

    Barramentos de Entrada e Saída, ou Expansão – comunicam o processador aos demais componentes do micro. Podemos dividir esses barramentos em:

     

     Barramentos internos – ligam os componentes aos periféricos internos ao gabinete/tablete/notebook, como as placas de vídeo, rede, leitor de Blu-ray. São os chamados slots da placa-mãe.

     

     Barramentos externos – conectam o computador a periféricos externos ao mesmo, como mouse, teclado, monitor, impressora, webcam. Falamos, então, das portas de comunicação da máquina

     

  • 1 - Disco Rígido

    2 - Memória cache

    3 – Clock

    4 – Boot

    ( 3) Também conhecido como frequência, define a velocidade com que o processador trabalha e é medido em hertz (Hz). 

    (4) É o primeiro programa a rodar quando se liga o computador e tem basicamente duas funções: testar toda a parte de hardware e carregar os arquivos necessários para a inicialização do sistema operacional. 

    (1) Dispositivo de armazenamento de dados, onde são guardados topos os tipos de arquivos digitais.

    (2) Recurso técnico utilizado pelo processador para ganhar agilidade no processamento, e consiste em uma área de memória onde ficam armazenados os dados mais utilizados. 

  • BOOT NÃO É PROGRAMA! BOOT É PROCESSO com duas funções (essas, sim, descritas corretamente na assertiva 2), cada uma realizada por um programa diferente (respectivamente POST e BIOS/UEFI). Banca RUUUUUUUUUIM!


ID
2198485
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO representa uma proposição lógica:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    Sendo declarativa, não pode ser exclamativa, interrogativa, imperativa ou optativa.

    Desta forma, as expressões abaixo não são consideradas proposições.

    i) Que belo dia! (exclamativa)
    ii) Qual é o seu nome? (interrogativa)
    iii) Leia isto atenciosamente. (imperativa – indica ordem)
    iv) Que Deus te abençoe. (optativa – exprime desejo).

     

    https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13683/guilherme-neves/o-que-e-uma-proposicao-logica


ID
2198488
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se a frase "Não faço exercícios e sou forte" é falsa, então a frase verdadeira é:

Alternativas
Comentários
  • negação de p e q = ~p ou ~q

  • A letra "E" também está certa questão NULA


ID
2198491
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A sequência A1, C3, E5, G7, X, …, obedece a uma regra lógica. Qual alternativa representa o valor de X?

Alternativas
Comentários
  • (E)

    A1 , C3 , E5 , G7 ,I9 , K11 , M13...

  • Gab: E

    É só ir pulando uma casa.

    A B C D E F G H I

    1 2 3 4 5 6 7 8 9


ID
2198494
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

De acordo com algumas pesquisas, a expectativa de vida dos piauienses do sexo masculino é de 60 anos, 2 meses e 10 dias e para o sexo feminino é de 70 anos, 1 mês e 10 dias. Essa diferença de expectativa de vida a mais para o sexo feminino, em meses, é de:

Alternativas
Comentários
  • (D)


    -60x12 + 2 = 722

    -70x12 + 1  = 841

    -841 - 722 = 119

  • 70-60= 10 anos

    2-1= 1mês

    10 anos - 120 meses

     

    Como ele quer a diferença : 120 - 1 = 119 meses (C)


ID
2198497
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na tentativa de responder uma questão muito difícil de uma prova de concurso, Alberto pretende escolher uma das 5 alternativas ao acaso, onde apenas uma alternativa é a resposta correta. A probabilidade de Alberto acertar a alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    1/5 = 0,2

     

    20% ou 20/100 ou 0,2


ID
2198500
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o modelo de proteção social não contributivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A CF88 é um marco histórico “ao ampliar legalmente a proteção social para além da vinculação com o emprego formal. Trata-se de uma mudança qualitativa na concepção de proteção que vigorou no país até então, pois inseriu no marco jurídico da cidadania os princípios da seguridade social e da garantia de direitos mínimos e vitais à reprodução social. Nesse sentido, houve uma verdadeira transformação quanto ao status das políticas sociais relativamente e suas condições pretéritas de funcionamento. Em primeiro lugar, as novas regras constitucionais romperam com a necessidade do vínculo empregatício-contributivo na estruturação e concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores oriundos do mundo rural. Em segundo lugar, transformaram o conjunto de ações assistencialistas do passado em um embrião para a construção de uma política de assistência social amplamente inclusiva. Em terceiro, estabeleceram o marco institucional inicial para a construção de uma estratégia de universalização no que se refere às políticas de saúde e à educação básica. Além disso, ao propor novas e mais amplas fontes de financiamento – alteração esta consagrada na criação do Orçamento da Seguridade Social – estabeleceu condições materiais objetivas para a efetivação e preservação dos novos direitos de cidadania inscritos na ideia de seguridade e na prática da universalização” (IPEA, 2007:8).

    Gabarito: B


ID
2198503
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Municípios serão classificados a partir de um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais de acordo com a NOB SUAS 2012, denominado:

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde!

     

    A)   O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo.Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos.

     

    B)   IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

    Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

    No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

     

    C)    RESOLUÇÃO Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012, Art. 28 -  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, que será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

     

    D)   São índices desenvolvidos através de teorias e pesquisas e que são refeitos de tempos em tempos para que sejam sempre atualizados, conforme as mudanças ocorridas em uma sociedade com o passar do tempo. O PIB, Renda per Capita e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)  são os índices mais usados no Brasil e no mundo, para se medir o fenômeno da desigualdade social, índices estes que são agregados a outros aspectos da sociedade que não só o social, como também o econômico.

     

    E)    O censo demográfico é uma operação censitária realizada a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população é contada em todo o território do Brasil e os resultados são usados pelo governo no desenvolvimento de políticas públicas e na destinação dos fundos governamentais para as unidades federativas.

     

    Fontes: IPEA,IBGE,MDS

  • Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do SUAS em âmbito local, estadual e distrital. Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

    NOB/SUAS 2012.

  • Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir

    da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do

    SUAS em âmbito local, estadual e distrital.

    Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

  • Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do SUAS em âmbito local, estadual e distrital. Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socio assistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.


ID
2198506
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de elaboração do Parecer Social, é correto afirmar que o assistente social deve considerar:

Alternativas
Comentários
  • Parecer social Segundo Moreira e Alvarenga in CFESS (2003:56), parecer social constitui “a opinião profissional do assistente social, com base na observação e estudo de uma dada situação, fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico-pericial”.

     O parecer deve apresentar aspectos socioeconômicos do núcleo familiar básico, análise das relações de necessidades básicas, avaliar as implicações sócias da doença e outras dimensões, dependendo da finalidade do parecer.

    * Exposição e manifestação suscinta;

    * Referenciada em fundamentos teórico, éticos e técnicos do Serviço Social;

    * Estudo rigoroso e fundamentado;

    * Finalização de caráter conclusivo ou indicativo;

    * Parte final ou conclusão de um laudo

    * Resposta e consulta * Expõe, esclarece, analisa

    * Conclusivo e final de laudo social.

    gab.E


ID
2198509
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei Orgânica de Assistência Social estabelece no seu artigo 24 – A que fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que valoriza as heterogeneidades, particularidades e a diversidade de culturas do grupo familiar, considerando os diversos arranjos familiares existentes e partindo do pressuposto de que são funções básicas da família: prover a proteção e a socialização dos seus membros; constituirse como referência moral e afetiva; ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado. Neste contexto, assinale a alternativa correta em relação ao PAIF:

Alternativas
Comentários
  • a) O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua quando o vínculo familiar já foi rompido. Assim não tem objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações.

    B)gabarito

    c) não cabe aos Serviços de Proteção Especial de Alta Complexidade, uma vez que o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações é da proteção social básica.

    d)o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) trabalha no âmbito Municipal,apenas.

    e) o PAIF é especializado e atende apenas famílias.


ID
2198512
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, o qual está vinculado ao Programa Bolsa Família, conforme determinado no Decreto nº 6.135/2007, sobre a responsabilidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO N. 6.035/2007:

    A - Art. 9 O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome adotará medidas periódicas para a verificação permanente da consistência das informações cadastrais.

    B - Art. 5  Compete ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:

    I - gerir, em âmbito nacional, o CadÚnico;

    II - expedir normas para a gestão do CadÚnico;

    III - coordenar, acompanhar e supervisionar a implantação e a execução do CadÚnico; e

    IV - fomentar o uso do CadÚnico por outros órgãos do Governo Federal, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, nas situações em que seu uso não for obrigatório.

    C - Mesma resposta da "B".

    D - Art. 6. O cadastramento das famílias será realizado pelos Municípios qu tenham aderido ao CadÚnico, nos termos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, observando-se os seguintes critérios (...)

    E - Mesma resposta da "D".

  • é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) adotar medidas periódicas para a verificação permanente da consistência das informações cadastrais.


ID
2198515
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um adolescente é constantemente agredido por seu pai e abandonou seus estudos a fim de trabalhar, pois passava por privações materiais. Essa é uma situação que requer a intervenção do assistente social que trabalha:

Alternativas
Comentários
  • B - CREAS (MÉDIA COMPLEXIDADE)

  • CREAS:

    É a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL OU SOCIAL, POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS OU CONTINGÊNCIA, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.   

    Um dos serviços prestados no CREAS é o PAEFI - Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, o qual tem como objetivos:

    Contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção;

    INCLUIR famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos;

    Contribuir para ROMPER COM PADRÕES VIOLADORES de direito no interior da família;

    Contribuir para a REPARAÇÃO DE DANOS e da incidência de violação de direitos;

    PREVENIR a reincidência de violações de direitos.

  • GABARITO B

    A dificuldade central da questão é identificar se é alta ou média complexidade.

    BIZU: Na média complexidade os direitos foram violados, porém os vínculos familiares e comunitários NÃO foram rompidos.

    DECOREM ISSO!!

    Que Papai do céu abençoe vocês.

  • que vinculo familiar está mantido, se o pai agredia o menino?

  • @Pompeu Concurseira,

    Meu raciocínio foi o seguinte:

    A questão não trouxe se o menino fugiu de casa ou algo do tipo. Portanto, por mais que ele seja agredido constantemente, não da pra presumir que o vínculo foi rompido. Afinal, o adolescente continua convivendo com o pai.

    Abraços.

  • Alta Complexidade: Acolhimento e Calamidade/Emergência


ID
2198518
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o serviço de proteção social aos adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), a responsabilidade é:

Alternativas
Comentários
  • OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL PODEM SER DE PROTEÇÃO BÁSICA OU ESPECIAL, SENDO QUE ESTA ÚLTIMA SERÁ DE MÉDIA OU ALTA COMPLEXIDADE. OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE SÃO:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);

    b) Serviço Especializado em Abordagem Social;

    c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa, quais sejam:

    1. de Liberdade Assistida (LA), e

    2. de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);

    d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;

    e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

    f) Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

    g) Plantão Social.

    O plantão social é o espaço de atuação no qual as pessoas podem ser acolhidas em suas dúvidas e crises familiares que exigem intervenção judicial.

    h) Abordagem de Rua.

    i) Cuidado no Domicílio.

    j) Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência.

  • Gab E 

    SERVIÇO DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE MEDIA COMPLEXIDADE, QUE ABRANGE ENTRE AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS PREVISTAS NO ECA, A DE LIBERDADE ASSISTIDA E A DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADE

     

    reforçando que na alta complexidade, ela abrande as medidas de internação e semi liberdade


ID
2198521
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Unidade pública estatal, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS executa serviços, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Caracteriza-se como serviço desenvolvido no CRAS:

Alternativas
Comentários
  • Bo@   t@rde!

     

    Resposta: PAIF

  • Proteção Social Especial de Média Complexidade

    • Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

    • Plantão Social.

    • Abordagem de Rua.

    • Cuidado no Domicílio.

    • Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência.

    • Medidas socioeducativas em meio-aberto (Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA).

    Pra quem também ficou na dúvida sobre o Plantão Social.

    FONTE: PNAS 2004

  • GABARITO: A

    proteção e atendimento integral à família (paif) - gabarito

    plantão social - média complexidade

    família acolhedora - alta complexidade

    proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. - média complexidade

    proteção social de alta complexidade para situações de violência doméstica

  • #PNAS

    São considerados serviços de proteção básica:

     • Programa de Atenção Integral às Famílias.

    • Programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza.

    • Centros de Convivência para Idosos.

    • Serviços para crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças.

    • Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

    São considerados serviços de média complexidade:

     • Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

    • Plantão Social.

    • Abordagem de Rua.

    • Cuidado no Domicílio.

    • Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência.

    • Medidas socioeducativas em meio-aberto (Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA).

    São considerados serviços de alta complexidade:

    • Atendimento Integral Institucional.

    • Casa Lar.

    • República.

    • Casa de Passagem.

    • Albergue.

    • Família Substituta.

    • Família Acolhedora.

    • Medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade (semiliberdade, internação provisória e sentenciada). • Trabalho protegido.

    Pág 37 e 38.

  • GABARITO: LETRA A

    CRAS → oferta do serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais da proteção social básica, para famílias e seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2198524
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a ação está direcionada a um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares e refere-se ao trabalho de

Alternativas
Comentários
  • Bo@  T@rde!

     

    É recomendado a adoção do processo de acompanhamento familiar em grupo para responder situações de vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias com forte interface com o território. Isso demanda a realização de um bom diagnóstico do território – conhecer suas vulnerabilidades de modo a agrupar as famílias para efetivar seu acompanhamento.

    Acredita-se que esse modo de acompanhamento contribui para respostas mais efetivas, pois mobilizam um grupo de famílias em torno de determinada causa, propiciando a troca de vivências que tornam esse modo de acompanhamento uma experiência de empoderamento das famílias e, consequentemente, do território.

  • Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social

    Atendimentos Particularizados: 

    •Acolhida
    •Ações Particularizadas;
    •Encaminhamentos:
    •CadÚnico (atualização, cadastramento no Cadúnico e acesso ao PBF)
    • Serviços da PSB e PAEFI (CREAS)
    • Serviços de outras Políticas Setoriais

    Atendimentos Coletivos

    •Acolhida
    •Oficinas com Famílias
    •Ações Comunitárias

    Acompanhamento Familiar Particularizado

    •Foco somente em uma família

    Acompanhamento Familiar em Grupo

    •Foco em um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares

  • Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social

    Atendimentos Particularizados: 

    •Acolhida

    •Ações Particularizadas;

    •Encaminhamentos:

    •CadÚnico (atualização, cadastramento no Cadúnico e acesso ao PBF)

    • Serviços da PSB e PAEFI (CREAS)

    • Serviços de outras Políticas Setoriais

    Atendimentos Coletivos

    •Acolhida

    •Oficinas com Famílias

    •Ações Comunitárias

    Acompanhamento Familiar Particularizado

    •Foco somente em uma família

    Acompanhamento Familiar em Grupo

    •Foco em um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares


ID
2198527
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Constituição Federal Brasileira de 1988 a inclusão da Assistência Social significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de

Alternativas
Comentários
  • Bo@ T@rde!

     

    A concepção de que a assistência social é uma política que atende determinadas necessidades de proteção social e é, portanto, o campo em que se efetivam as seguranças sociais como direitos. Trata-se de uma forte guinada de concepção, pois, como segurança social, está sendo tratada como bem público e social do estatuto de uma sociedade para alcançar todos os seus membros. Portanto, trata-se de um pacto que inclui a universalidade da proteção social na seguridade social. E até a promulgação da CF/88 não se dispunha de uma concepção nacional sobre assistência social, embora já existisse há mais de dez anos uma Secretaria Nacional de Assistência Social instalada no Ministério da Previdência e Assistência Social. Não existiam dados sistematizados sobre o que ocorria em cada estado ou município. Como criar uma concepção nacional em um Estado federativo? Como trazer os quase seis mil municípios, os 26 governos estaduais e um distrito federal para assumir a compreensão e a gestão da assistência social como direito de seguridade social e numa perspectiva de abranger todo o território nacional? No campo da assistência social, portanto, a CF/88 foi amplamente inovadora. Todavia o que os constituintes aprovaram foi mais um vir a ser, mais uma intuição para o futuro do que uma racionalidade da então e até mesmo da atual oferta da assistência social.

     

    UNICEF

  •  Trata-se de uma forte guinada de concepção, pois, como segurança social, está sendo tratada como bem público e social do estatuto de uma sociedade para alcançar todos os seus membros. Portanto, trata-se de um pacto que inclui a universalidade da proteção social na seguridade social. E até a promulgação da CF/88 não se dispunha de uma concepção nacional sobre assistência social, embora já existisse há mais de dez anos uma Secretaria Nacional de Assistência Social instalada no Ministério da Previdência e Assistência Social. 


ID
2198530
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para realizar avaliação de uma entidade de atendimento ao idoso, o assistente social tem como dever verificar o cumprimento de:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II
    DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO AO IDOSO


    Art. 48. As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, observadas as normas de planejamento e execuçãoemanadas do órgão competente da Política Nacional do Idoso, conforme a Lei nº 8.842, de 1994.


    Parágrafo único. As entidades governamentais e não governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto aoórgão competente da Vigilância Sanitária e conselho municipal da pessoa idosa, e, em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da PessoaIdosa [...]
     

  • LEI Nº 10.741/2003

     

    Art. 48 – ...

    § único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos: 

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
2198533
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.

  • Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes REFERÊNCIAS:

    I - Proteção Social;

    II- Vigilância Social/Socioassistencial e

    III- Defesa social e institucional.

     

  • PRO VI DE

  • O Pro Vi De têm classificação diferente, a depender do documento.

    LOAS: Objetivos (Art. 2º)

    PNAS: Referência (Pág 39)

    NOB: Funções (Art. 1º)

    #SEDEST2019

  • PRO VI DE

    Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes REFERÊNCIAS:

    I - Proteção Social;

    II- Vigilância Social/Socioassistencial e

    III- Defesa social e institucional.


ID
2198536
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na prática profissional do assistente social, o planejamento estratégico vem adquirindo grande importância notadamente aquele envolvido com a gestão de programas sociais. Nessa direção, o planejamento estratégico possui como ideias orientadoras:

Alternativas
Comentários
  •  Instituto Legatus copiando questão da FGV? Que bonito em? rsrsrsrs

     

    Ano: 2015 / Banca: FGV / Órgão: TJ-RO / Prova: Assistente Social

    O planejamento estratégico vem adquirindo grande importância na prática profissional do assistente social, notadamente aquele envolvido com a gestão de programas sociais. Nessa direção, o planejamento estratégico possui como ideias orientadoras:

     a) a priorização de indicadores de vulnerabilidade social para o estabelecimento de metas, independentemente das demandas dos usuários;

     b) o levantamento de diagnósticos situacionais, categorizando-os por ordem de importância, tendo como parâmetro os interesses governamentais;

     c) o conhecimento dos problemas, a fim de analisá-los à luz das demandas dos usuários, podendo assim propor soluções coletivas;

     d) a normatização dos procedimentos e técnicas de intervenção, manutenção e financiamento, de acordo com os interesses da instituição;

     e) a manutenção do status quo a partir da verificação de vetores determinantes da aceitação dos programas sociais, mesmo que o resultado seja negativo.

  • o conhecimento dos problemas, a fim de analisá-los à luz das demandas dos usuários, podendo assim propor soluções coletivas.


ID
2198539
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com a finalidade de garantir a proteção integral à criança e ao adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) cria o Conselho Tutelar, ao qual compete:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    pura decoreba..

    Das Atribuições do Conselho (ECA - 8.069/90)

    Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;

    II - atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

    III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:

    a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

    b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.

    IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;

    V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;

    VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;

    VII - expedir notificações;

    VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

    IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

    X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal;

    XI - representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

    XII - promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.

  • LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

    Capítulo II

    Das Atribuições do Conselho

            Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

       IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

  • LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 136 –  São atribuições do Conselho Tutelar:

    IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
2198542
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir dos anos 90, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e de 2003 o Bolsa família, configuram-se como programas de transferência de renda adotados no Brasil vinculados à assistência social, devem ser interpretados no que concerne ao sistema de proteção social. Está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • os programas de transferência de renda constituem-se em direito de cidadania e ampliação do modelo de proteção social não contributiva destinados a todos aqueles que atendem os requisitos definidos em lei.


ID
2198545
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atendimento a uma criança ou um adolescente em situação de risco pessoal e social, o trabalho do Assistente Social, deve-se pautar por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E.

    Em primeiríssimo lugar devemos priorizar o convívio familiar, o vínculo familiar.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
2198548
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O termo autonomia tem sido usado para clarificar iniciativas governamentais no que se refere à integração de pessoas com deficiência. O termo autonomia significa

Alternativas
Comentários
  • a possibilidade do indivíduo de realizar suas ações sem o auxílio de terceiros, ainda que sujeito à criação de condições ambientais e sociais.


ID
2198551
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que diz respeito à convivência familiar e comunitária, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Desatualizada :

    Art. 19. do ECRIAD:  É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

  • Questão desatualizada. Atualmente o prazo é de 3 meses, na forma do art. 19, par. 1º, do ECA:

    “Toda criança ou adolescente
    que estiver inserido em programa de acolhimento
    familiar ou institucional terá sua situação reavaliada,
    no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade
    judiciária competente, com base em relatório
    elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar,
    decidir de forma fundamentada pela possibilidade
    de reintegração familiar ou pela colocação em
    família substituta, em quaisquer das modalidades
    previstas no art. 28 desta Lei.


ID
2198554
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Lei Complementar Estadual Nº 87, de 22 de agosto de 2007, estabeleceu o Planejamento Participativo Territorial para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí. Foram criados os Territórios de Desenvolvimento, os quais constituem as unidades de planejamento da ação governamental, visando a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado, a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida da população piauiense. O município de Angical do Piauí pertence ao Território de Desenvolvimento denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O município de Angical do Piauí pertence ao Território de Desenvolvimento denominado Entre Rios.


ID
2198557
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Angical do Piauí foi desmembrado do município de:

Alternativas
Comentários
  • Em  1944 o desenvolvimento comercial e agrícola fez de Angical do Piauí um povoado sob a jurisdição de Amarante