SóProvas


ID
2198716
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem muitas atribuições normatizadas. Quanto a prevenção e controle da dengue é atribuição do ACS, julgue os itens como verdadeiro ou falso.

I. É atribuição do ACS orientar a comunidade sobre a forma de prevenir e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
II. Deve alertar o morador da relevância de se investigar a existência de larvas ou mosquitos transmissores da doença na residência ou vizinhanças, assim como, vistoriar toda a casa, na companhia do morador, almejando identificar possíveis focos para o mosquito transmissor da dengue.
III. O ACS deve informar o instrutor supervisor do PACS/PCF a ocorrência de viveiros de larvas ou mosquitos Aedes aegypti, que dependam de tratamento químico, da interferência da vigilância sanitária ou de outras interveniências do poder público.
IV. Além disso, o ACS deve promover campanhas publicitárias na/com a comunidade, com a finalidade de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue.

É (são) verdadeiro (os) o (os) item (ns):

Alternativas
Comentários
  • portaria 44:

    Art. 3º Estabelecer as seguintes atribuições do ACS na prevenção e no controle da dengue: • a) atuar junto aos domicílios informando os seus moradores sobre a doença – seus sintomas e riscos – e o agente transmissor; • b) informar o morador sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue na casa ou redondezas; • c) vistoriar os cômodos da casa, acompanhado pelo morador, para identificar locais de existência de larvas ou mosquito transmissor da dengue; • d) orientar a população sobre a forma de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti; • e) promover reuniões com a comunidade para mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue; • f) comunicar ao instrutor supervisor do Pacs/PSF a existência de criadouros de larvas e ou mosquitos transmissor da dengue, que dependam de tratamento químico, da interveniência da vigilância sanitária ou de outras intervenções do • poder público; • g) encaminhar os casos suspeitos de dengue à unidade de saúde mais próxima, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde;