-
Exato. Para que a gestão por competências seja implementada é necessário que se repense o modelo burocrático de gestão em busca de uma organização mais flexível e orgânica.
Gabarito: Certo
Professor Rodrigo Rennó.
www.euvoupassar.com.br
-
"Organizações achatadas e horizontalizadas possuem poucos níveis hierárquicos e dão a impressão de serem apenas arranjos simples de pessoas e tarefas. Nada mais enganoso. As tarefas de indivíduos e equipes estão sendo ampliadas e enriquecidas e o resultado é o tempo maior no cargo para desempenhar tarefas gradativamente mais complexas e que exigem novos conhecimentos. A interação entre indivíduos e grupos torna-se mais complicada. A cadeia tradicional de comando que produz um senso de estabilidade à custa da eficiência está sendo alijada da organização moderna. As mudanças rápidas na tecnologia, nos produtos, sistemas e métodos de trabalho estão trazendo forte impacto sobre os requisitos do trabalho fazendo com que as pessoas tenham a necessidade de aumentar suas habilidades e desenvolver atitudes quel hes permitam adaptar-se às mudanças que resultam do downsizing, inovação tecnológica, demandas dos clientes por melhores produtos e serviços. (...) Tudo isso é transferido para novas necessidades de treinamento e desenvolvimento".
Chiavenato, Gestão de Pessoas, 2010, p.369
-
GAB: CERTO
Comeplementando!
Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia
As organizações que têm um foco na gestão por competências costumam rejeitar o modelo burocrático ou tradicional de gestão.
Essas instituições têm escolhido modelos mais flexíveis de gestão, com estruturas mais achatadas ou matriciais, bem como um foco na estratégia e em seus clientes que não existe no modelo burocrático.
-
Gestão por competências
Em relação à gestão tradicional, a gestão por competências reduz os níveis hierárquicos, é mais flexível, dinâmica, possui alta participação dos funcionários na tomada de decisões, trabalho rico e desafiador com foco nos clientes.
A gestão por competências se “refere à estruturação das atividades das áreas e das equipe da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las.