SóProvas


ID
2199403
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São características da Administração Científica, segundo Motta; Vasconcelos (2006) e Maximiano (2012), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A tentativa de Taylor de substituir métodos elementares de produção por métodos científicos ficou conhecida como Organização Racional do Trabalho (ORT), que tem os seguintes fundamentos:
     

    1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos   ( item B )

    2. Estudo da fadiga humana

    3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador    ( item A )

    4. Desenho de cargos e tarefas  ( item E ) 

    5. Incentivos e prêmios salariais por produção

    6. A ideia do Homo Economicus

    7. O ambiente de trabalho

    8. Padronização     ( item D)

     

     

     

    (ITEM C)    INCORRETO

     

    A abordagem humanística surge com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, sendo diretamente relacionada a ela. Esta escola busca dar ênfase às pessoas que participam das organizações, sendo uma verdadeira revolução em relação à abordagem clássica, que dava ênfase às tarefas (Adm. Científica) e à estrutura (Teoria Clássica).
     

     

    GABARITO LETRA C.
     

  • Letra: C

    ----------------------------------

    Nessa Teoria o homem era visto como "Apêndice da Máquina."

    ----------------------------------

  • Taylor defendia os seguintes princípios:

     

    ·         Seleção Cientifica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.

     

    ·         Tempo-padrão – O trabalhador deve atingir no mínimo a produção- padrão estabelecido pela gerência.

     

    ·         Plano de Incentivo salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas.

     

    ·         Trabalho em conjunto – Os interesses dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo de produção) podem ser conciliados, pois quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.

     

    ·         Gerentes Planejam Operários Executam – o planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerencia, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores.

     

    ·         Divisão do Trabalho – Uma tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas. Quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em executar a tarefa.

     

    ·         Supervisão – Também deve ser funcional, ou seja, especializada por área. A função básica do supervisor, como o próprio nome indica, é controlar o trabalho dos funcionários.

     

    ·         Ênfase na eficiência – Existe uma única maneira certa de executar uma tarefa (the Best way). Para descobrir-la, a administração deve empreender um estudo de tempos e métodos, decompondo os movimentos das tarefas executadas pelos tarabalhadores.

     

                Considerações acerca da administração Cientifica de Taylor

     

    ·         Enfoque mecanicista do ser humano – A visão da organização como uma máquina. A partir dessa concepção, cada funcionário é considerado uma mera engrenagem no corpo da empresa, tendo desrespeitada sua condição de ser humano.

    ·         Homo economicus – o incentivo monetário, apesar de importante, não se revela suficiente para promover a satisfação dos trabalhadores. O reconhecimento do trabalho, os incentivos morais e a auto – realização são aspectos fundamentais

    ·         Superespecialização do operário – com a fragmentação das tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua. Ele passa a desenvolver tarefas cada vez mais repetitivas, monótonas e desarticuladas do processo como um todo.

    ·         Exploração dos empregados – A administração Cientifica legitima a exploração dos operários, em prol dos interesses patronais

  • Gabarito C

     

    Características da Administração Científica:

     

    - Estudo de tempos e movimentos,

     

    - Padronização da "melhor maneira",

     

    - Divisão do trabalho/especialização,

     

    - Incentivos materiais/pagamento por produtividade,

     

    Homo economicus ,

     

    - Sistema fechado

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Administração Científica ênfase na organização e não nas pessoas.

    a) Divisão do trabalho. [Foco na Organização] 

    b) Estudo de tempo e movimentos. [Foco na Organização]

    c) Investigação sobre o fator humano. [Foco nas pessoas]

    d) Estabelecimento de padrões de produção. [Foco na Organização]

    e) Busca da “melhor maneira” por meio de métodos científicos. [Foco na Organização]

  • Bizú:

     

    Adm CienTífica

    Taylor

    Tempos e Movimentos

    Foco nas Tarefas

     

    Gabarito: Letra C

  • Administração científica tem foco na visão TRADICIONAL, ou seja, estrutura com Unidade de Comando, Hierarquia, Linha de autoridade bem definido... Sobretudo, Taylor focalizou também as TAREFAS.

     

    A) Divisão de Trabalho --> Principio da Especialidade desenvolvido por Taylor, em que cada um fazia uma única coisa

     

    B) Estudo de Tempos e Movimentos --> Taylor acreditava que as tarefas poderiam ser feitas de uma maneira muito melhor, e com isso desenvolveu o estudo de tempos e movimentos. Cada tarefa do funcionário, ou seja, cada trabalho, era analisado e cronometrado, e daí surgia a melhor maneira, segundo Taylor, de fazer cada tarefa; era com esse tempo e com essa forma de fazer que a gerência controlava todos os funcionários

     

    C) Investigação sobre o Fator Humano começou a ser desenvolvida na TRH, com a descoberta dos grupos Informais.

     

    D) / E) Estabelecimento de padrões de produção / .  Busca da “melhor maneira” por meio de métodos científicos.   --> outro princípio que nasce deste estudo sistemático de tempos e movimentos é o da padronização, isso quer dizer que cada tarefa tinha o tempo e a forma correta de se fazer (one the best way). Ambos os princípios tinham como ideia diminuir a fadiga dos funcionários - levando em consideração que existia a melhor maneira de fazer as tarefas - e aumentar a produtividade e a eficiência nas tarefas. 

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

  • Em nenhum momento essa teoria/escola irá preocupar-se com o operário ( porque esses experimentos e pesquisas foram feitos em fábricas). O homem era visto como uma máquina e o mais importante seriam técnicas que aumentassem a produtividade e lucratividade juntamente com a diminuição do tempo a ser realizada todas as etapas da produção.Então características como trabalho especializado,racionalização do trabalho,minimização do tempo gasto eram o foco desta teoria.Com a evolução da administração e o surgimento de novas teorias e escolas é que a visão em relação ao colaborador( assim chamado pela administração de recursos humanos) irá modificar e perceber que deve-se dar importância ao indivíduo para que tanto a organização quanto as pessoas possam alcançar seus objetivos.

    GABARITO LETRA C

  • A questão versou acerca da Escola da Administração Científica de Frederick Taylor e pediu o item incorreto (exceção) em relação ao tema.

    Essa escola tinha como objetivo a busca pela máxima eficiência dos operários através do estabelecimento de meios racionais de execução da tarefa.

    ANALISANDO OS ITENS:

    a) CORRETA. "Divisão do trabalho".

    "é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes. Em seguida, cada dessas partes é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas." (MAXIMIANO, 2013). A divisão de trabalho e a especialização do operário é um dos aspectos da ORT.

    b) CORRETA. "Estudo de tempo e movimentos".

    "é o instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). (CHIAVENATO, 2014)". Novamente, esse estudo é um dos aspectos da ORT de Taylor.

    c) INCORRETA. "Investigação sobre o fator humano".

    Na abordagem clássica, de uma maneira geral, não houve preocupação com o fator humano e como isso interferiria na produção. O estudo da fadiga é que se fez presente na ORT. O fator humano foi considera a partir da abordagem humanística, em oposição clara às teorias clássicas.

    d) CORRETA. "Estabelecimento de padrões de produção".

    A padronização é um dos aspectos buscados pela Organização Racional do Trabalho- ORT.

    e) CORRETA. "Busca da “melhor maneira” por meio de métodos científicos".

    Alicerce dessa teoria, o termo "The one best way" referia-se ao único e melhor método que se deveria executar as tarefas.

    Referências:

    CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO: LETRA C