SóProvas


ID
2199409
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da década de 1960, o ambiente passa a ser um dos temas centrais em administração, por meio de uma corrente chamada de “contingência estrutural” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006). De acordo com essa corrente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra: E

    ------------------------------------

     

    a) Os organismos vivos não reagem aos estímulos ambientais aos quais são sensíveis. (ERRADO)

     

    b) A pesquisa de Joan Woodward (1967) é um dos destaques dessa abordagem, preconizando a compreensão e a distinção entre sistemas mecânicos e sistemas mecanicistas. (ERRADO)

     

    c) O modelo orgânico de compreensão organizacional foca-se na especialização do trabalho, na centralização da autoridade, na padronização das tarefas e em controles burocráticos reforçados. (ERRADO)

     

    d) As teorias contingenciais negam a noção de adaptação contínua da organização ao meio ambiente e de seu ajuste interno às características deste, sob pena de sofrer o processo de entropia (morte). (ERRADO)

     

    e) A perspectiva de análise organizacional, realizada por Lawrence e Lorsch (1967; 1969), apresenta, como questão fundamental, a compreensão da influência das características do meio ambiente sobre a tentativa de manter-se um equilíbrio entre o nível interno de diferenciação e a integração, tendo em vista a gestão dos conflitos e as contradições que resultam dessa tensão. (CERTO)

     

    ------------------------------------

  • A pesquisa de Jon Woodward(1967), defende a seguinte tese: a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional.

     

    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/teoria-da-contingencia

  • Sobre a Teoria da Contingência;

     

    Tem como alicerce os principais conceitos aprendidos na Teoria dos Sistemas. Baseia-se na ideia da organização como um sistema aberto, em contínua interação com o ambiente onde ela está inserida. Defende que uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos à empresa, pode influenciar seus resultados.[i]

     

                Sobral explica que o enfoque contingencial, diferentemente das ideias clássicas de Taylor e Fayol, as quais os princípios tinham caráter universal, leva em consideração caso a caso, de forma que cada situação deve ser analisada, gerando assim a máxima “tudo depende”. A ideia de que não existe uma única melhor maneira de administrar e organizar, também está intimamente ligada à perspectiva contingencial.

     

                A teoria contingencial acredita que existe uma relação funcional entre as variáveis dependentes e as variáveis independentes. O plano das ações de dentro da organização, mais ligadas à estrutura e ao comportamento organizacional, seriam as variáveis dependentes, enquanto que as independentes estariam ligadas ao ambiente externo.

     

    [i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 58.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Todas as organizações apresentam características de diferenciação e integração segundo os autores Lawrence e Lorsch.

     

    Diferenciação: a organização é dividida em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para o contexto ambiental também especializado.

     

    Integração: é um processo oposto a diferenciação e a gerado por pressões vindas do ambiente da organização no sentido de obter unidades força e coordenação entre os vários departamentos.

     

    ............... Letra E .................

  • Joan Woodward, organizou uma pequisa identificando  que o desenho organizacional é profundamente afetado pela tecnologia utilizada. Existe um IMPERATIVO TECNOLOGICO. É a tecnologia adotada pela empresa que determina sua estrutura e o seu comportamento organizacional.

    Tom Burns e G.M Stalker, verificaram a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo. Classificaram dois tipos de organização: Mecanísticas e Orgânicas. E concluíram que existe um IMPERATIVO AMBIENTAL. O ambiente é que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.

  • LAWRENCE E LORSCH fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organização e ambiente que marca o aparecimento da Teoria da Contingência. A denominação Teoria da Contingência derivou desta pesquisa. Esta envolveu dez empresas em três diferentes meios industriais — plásticos, alimentos empacotados e recipientes. Os autores concluíram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração.

     

    Diferenciação: a empresa é dividida em subsistemas, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para o contexto ambiental especializado.

     

    Integração: é o contrário da diferenciação e é gerado por pressões vindas do ambiente da organização no sentido de fortalecer e coordenar os seus departamentos.

  • Legal, uma banca desconhecida com uma questão bem conceitual. É simples, mas é boa.

    Fácil de resolver e boa para fixar certas características sobre o assunto.Possui referência bibliográfica, não é "mediúnica" como algumas bancas "espiritualistas" que gostam de nos surpreender com questões absurdas.

    Letra:E.

  • Joan Woodward aborda sobre tecnologia. (unitária, em massa e automatizada)