-
Teoria X aponta defeitos.
Teoria Y mostra as qualidades.
-
Letra: B
-----------------------------------
a) o modelo de David McClelland (1985) propõe, para compreensão da motivação, a análise acerca de apenas dois fatores: necessidades de afiliação e necessidades de realização.
(ERRADO; faltou "Poder")
b) a teoria X, proposta por Douglas McGregor (1966; 1967) , pauta-se na ideia de que as pessoas tendem a evitar o trabalho e são naturalmente preguiçosas, indolentes, ingênuas e sem iniciativa.
(CERTO; Perfeito)
c) a necessidade de poder, proposta na Teoria das Necessidades, remete à necessidade de um indivíduo de obter um nível de excelência técnica ou profissional no qual obtenha o reconhecimento de seus pares.
(ERRADO; Trata-se de "Realização")
d) o trabalho de Abraham Maslow (1943) trata da teoria sobre a hierarquia das necessidades, e é considerado um marco nos estudos sobre motivação. Segundo Maslow, as necessidades sociais, relacionadas à inserção em grupos, correspondem às necessidades de ordem mais elevada na hierarquia.
(ERRADO; As mais elevadas são Estima e Autorealização)
e) os fatores motivacionais, ou intrínsecos, segundo Frederick Herzberg (1959; 1966), são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, relacionam-se às condições mínimas de trabalho que um indivíduo deve ter para satisfazer suas necessidades básicas de segurança, inserção social e reconhecimento.
(ERRADO; São os fatores EXTRíNSECOS que evitam a insatisfação. E outra, os fatores Intrínsecos estão relacionados com as necessidades de "Estima" e "Autorealização" na pirâmide de Maslow, (Elevados) e não nas necessidades básicas, Fisiológicas, Segurança e Sociais, como afirma a questão.)
(Obs.: Lembrem-se de que a Teoria de Herzberg tem uma relação com a Piramide de Maslow.)
-----------------------------------
-
A) Errada.
Esta é uma abordagem bem contemporânea do estudo das necessidades. Para McClelland existem três necessidades: Necessidade de realização, necessidade de afiliação, necessidade de poder. O grande ponto desta teoria é que para o autor, as necessidades não seguem uma linha hierárquica programada, mas na verdade elas são despertadas em cada ser humano ao longo da sua vivência e experiência de vida.
Necessidades de realização: Relacionadas ao desejo de grandes desafios, de realizar trabalhos complexos e desafiadores.
Necessidades de afiliação: Relacionadas ao desejo de construir amizades, de conviver em paz, de evitar conflitos.
Necessidades de poder: Relacionadas ao desejo de controlar e influenciar as pessoas, de ter autoridade nas relações interpessoais e influenciar no destino dos objetivos organizacionais.
B) Correta.
Teoria X: É a visão mais tradicional da administração, baseada em alta burocracia e controle. Para esta teoria as pessoas são preguiçosas, não gostam de trabalhar e também não possuem ambições, preferem ser controladas do que terem autoridade. Para este enredo, a organização deveria dirigir e controlar as pessoas rigidamente, além de incentivá-las ao trabalho por meio de incentivos materiais, como salários e premiações para os bons desempenhos, e punições para os empregados com desempenho aquém do esperado.
C) Errado. É realização
Necessidades de realização: Relacionadas ao desejo de grandes desafios, de realizar trabalhos complexos e desafiadores.
Necessidades de afiliação: Relacionadas ao desejo de construir amizades, de conviver em paz, de evitar conflitos.
Necessidades de poder: Relacionadas ao desejo de controlar e influenciar as pessoas, de ter autoridade nas relações interpessoais e influenciar no destino dos objetivos organizacionais.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
CONTINUAÇÃO
D) Errado. As necessidades propostas, em ordem, são: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, Estima e Autoestima ou autorealização.
E) Errado. São Extrinsecos;
Os dois fatores são: Fatores motivacionais (ou de satisfação, ou intrínsecos) e fatores higiênicos (ou de insatisfação, ou extrínsecos). Os fatores motivacionais estão intimamente relacionados ao cargo e às tarefas prestadas, por exemplo, se determinada pessoa acredita que o seu trabalho é de grande importância para a empresa, ela está sendo motivada a continuar prestando determinado serviço. A mudança desta tarefa para uma de menor importância não lhe causará insatisfação, mas apenas romperá o seu impulso motivacional quanto à importância da sua tarefa. Se por um lado, os fatores motivacionais estão relacionados a reconhecimento e crescimento, aspectos psicológicos do indivíduo, os fatores higiênicos estão direcionados para aspectos que o trabalhador não tem tanto controle, normalmente às condições de trabalho, de chefia, de remuneração... Os maiores exemplos de aspectos higiênicos são: salários, premiações, condições de trabalho, supervisão, relacionamentos. Para esta teoria, os fatores higiênicos vão apenas impactar no grau de insatisfação do funcionário. Salário baixo? Local de trabalho imundo? O funcionário irá trabalhar insatisfeito, porém caso o salário aumente e o ambiente de trabalho fique limpo, ele irá apenas deixar de ficar insatisfeito e não ficará motivado. Existe a ideia de que apenas o salário alto não consegue motivar por longa data as pessoas.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
Questão confusa e mal escrita. Pelo texto da alternativa (B) fica fácil a resolução; mas existe um conceito de Necessidades Primárias e Secundárias de Maslow que permite muito bem ser posta a Necessidade Social no nível mais alto. Conforme afirma Chiavenato, as necessidades sociais são secundárias (ou seja, estão no mesmo grupo das de estima e das de autorrealização).
-
Gab. B
Bizu
# "MC"Clelland - Toca o RAP = Realização, Afiliação e Poder
# As Teorias X e Y você pode associar usando o seguinte = Teoria peXimista e otYmista
Teoria que vê o homem de maneira peXimista
Teoria que vê o homem de maneira otYmista