GABARITO: letra B – o grupo funciona como um guia, e não como um controlador do comportamento.
O HOMEM NAS ORGANIZAÇÕES
“As organizações são formadas por pessoas, que podem ser analisadas e avaliadas através de suas personalidades, necessidades, valores e objetivos pessoais, bem como pelas suas habilidades técnicas e competências. Na sua complexa e dinâmica natureza, o ser humano é tão diferente em relação aos demais quanto em relação a si próprio em perspectivas temporais distintas. Um fator que contribui para esta mudança de desejos, necessidades e, consequentemente, do comportamento, a depender do tempo, é a aquisição de experiências e o aprendizado decorrente delas. O homem é também um ser social, caracterizado por uma tendência a viver em grupos e participar de várias organizações, nas quais desempenha diferentes papéis. Algumas das razões para este fato são as necessidades de companheirismo, identificação, compreensão, orientação, apoio e proteção (MINICUCCI, 2001). [...]”
• COMPANHEIRISMO – Uma das necessidades básicas do homem é a necessidade social. O homem necessita estabelecer relações interpessoais. Todos sentimos necessidade de um companheiro.
• IDENTIFICAÇÃO – Identificar significa ser semelhante, parecer. Buscamos no grupo o processo de identificação.
• COMPREENSÃO – Nossas relações causam tensões, frustrações. Às vezes buscamos o grupo para sermos compreendidos.
• ORIENTAÇÃO – O grupo coeso funciona como um guia para o comportamento mais adequado. A palavra orientação, de oriente, rumo, norte, significa, dá origem.
• APOIO – O grupo oferece apoio ao indivíduo em suas atividades.
• PROTEÇÃO – Se as pressões externas são muito fortes o grupo protege o individuo. Portanto, as pessoas precisam do companheirismo dos elementos do grupo, identificando-se com eles, para que sejam compreendidos dando-lhes orientação, apoio e proteção.
(Fonte 1: A Teoria da Expectância nas Empresas: Um Estudo de Caso – Léon Denizard Almeida Maia de Oliveira, 2011)
(Fonte 2: Formação de Equipes [Aula 8] – Leonor Cordeiro Brandão)