-
Questão ERRADA!
Por terem formado um grupo novo e não se conhecerem, os citados funcionários CERTAMENTE entrarão em turbulência, sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação.
Muito cuidado com palavras taxativas. Na questão acima o termo "certamente" deixa a questão incorreta, pois não se pode afirmar que os funcionários entrarão em turbulência apenas pelo fato de nunca terem trabalhado juntos.
-
Ter formado um grupo novo e não se conhecerem: A psrte de não se conhecerem não pode ser generalizada, as vezes em empresas pequenas, podem se formar grupos com colegas conhecidos etc.
certamente = deveria ser "poderão entrar em turbulência", nem sempre haverá conflito.
sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação. (acho que nem sempre será necessária a intervenção da gerência, na maioria das vezes a equipe ou lider auxiliando será o responsavel pela gestão do conflito.
Se gosto do comentário me manda um recado, positivo.
-
Nesse caso, seria necessário eleger um líder para o grupo, a fim de obter coesão e eficiência dos liderados em prol dos objetivos definidos.
-
Bem, segundo a questão o grupo não se conhecia, pois foram contratados externamente, sendo assim, segundo a teoria de Tukson eles NECESSÁRIAMENTE passarão pela fase de conflito, que pode ser rápida ou demorada.
O erro da questão está em afirmar que será necessária a intervenção da gerência, uma vez que nem sempre é necessário que a gerência ou superiores interfiram nesta fase.
-
Só não encontrei nada sobre essa Teoria de Tukson que o colega citou...
-
Para mim, o que torna a questão errada é a parte que diz "sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação".
-
Conforme KOPITTKE (2000) "é necessário um tempo para que a equipe se alinhe." Num importante estudo, feito nos anos 70, o psicólogo Tuckman identificou quatro estágios de desenvolvimento de equipes que visam ao sucesso, conforme relata KOPITTKE (2000), sendo eles:
a)FORMAÇÃO: neste estágio, as pessoas ainda estão aprendendo a lidar umas com as outras; pouco trabalho é feito;
b)TORMENTA (desordem / tempestade): tem-se uma época de difícil negociação das condições sob as quais a equipe vai trabalhar;
c)AQUIESCÊNCIA (normatização): é a época na qual os papéis são aceitos (posse do problema) e as informações circulam livremente;
d)REALIZAÇÃO (performance): quando a execução do trabalho atinge níveis ótimos (não há mais problema).
Toda a doutrina reconhece a tormenta, desordem ou tempestade como um dos estágios! É uma coisa natural no desenvolvimento e não é
necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação. Pois é um processo natural, que se resolve naturalmente.
Bons estudos!
-
TRATA-SE DO ESTÁGIO DE FORMAÇÃO, E NÃO DE TURBULÊNCIA. NA FASE DA TURBULÊNCIA PRESSUPÕE QUE OS MEMBROS JÁ SE CONHEÇAM.
1. FORMAÇÃO: AQUI AS PESSOAS AINDA ESTÃO SE CONHECENDO E APRENDENDO A LIDAR UMAS COM AS OUTRAS, IMPERA O INDIVIDUALISMO.
2. TORMENTA/TEMPESTADE/TURBULÊNCIA: EM UM SEGUNDO MOMENTO É UMA FASE EM QUE SE RESSALTA DIFÍCIO NEGOCIAÇAO DAS CONDIÇOES SOB AS QUAIS A EQUIPE VAI TRABALHAR, POIS AINDA A FORTE INFLUÊNCIA DO INDIVIDUALISMO.
GABARITO ERRADO