SóProvas


ID
220006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização necessitava criar uma área para atender
novas demandas decorrentes da revisão de sua missão. Para tanto,
contratou dez funcionários para comporem um grupo de trabalho.
Essas pessoas nunca trabalharam juntas nem prestaram
anteriormente serviços nessa organização.

Acerca do comportamento que esse grupo pode apresentar, segundo
as teorias sobre grupos, julgue os próximos itens.

Por terem formado um grupo novo e não se conhecerem, os citados funcionários certamente entrarão em turbulência, sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA!

    Por terem formado um grupo novo e não se conhecerem, os citados funcionários CERTAMENTE entrarão em turbulência, sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação.
     

    Muito cuidado com palavras taxativas. Na questão acima o termo "certamente" deixa a questão incorreta, pois não se pode afirmar que os funcionários entrarão em turbulência apenas pelo fato de nunca terem trabalhado juntos.


  • Ter formado um grupo novo e não se conhecerem: A psrte de não se conhecerem não pode ser generalizada, as vezes em empresas pequenas, podem se formar grupos com colegas conhecidos etc.

    certamente  = deveria ser "poderão entrar em turbulência", nem sempre haverá conflito.

    sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação. (acho que nem sempre será necessária a intervenção da gerência, na maioria das vezes a equipe ou lider auxiliando será o responsavel pela gestão do conflito.

    Se gosto do comentário me manda um recado, positivo.
  • Nesse caso, seria necessário eleger um líder para o grupo, a fim de obter coesão e eficiência dos liderados em prol dos objetivos definidos.
  • Bem, segundo a questão o grupo não se conhecia, pois foram contratados externamente, sendo assim, segundo a teoria de Tukson eles NECESSÁRIAMENTE passarão pela fase de conflito, que pode ser rápida ou demorada.

    O erro da questão está em afirmar que será necessária a intervenção da gerência, uma vez que nem sempre é necessário que a gerência ou superiores interfiram nesta fase.
  • Só não encontrei nada sobre essa Teoria de Tukson que o colega citou...
  • Para mim, o que torna a questão errada é a parte que diz "sendo que será necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação".

  • Conforme KOPITTKE (2000) "é necessário um tempo para que a equipe se alinhe." Num importante estudo, feito nos anos 70, o psicólogo Tuckman identificou quatro estágios de desenvolvimento de equipes que visam ao sucesso, conforme relata KOPITTKE (2000), sendo eles: 
    a)FORMAÇÃO: neste estágio, as pessoas ainda estão aprendendo a lidar umas com as outras; pouco trabalho é feito; 
    b)TORMENTA (desordem / tempestade): tem-se uma época de difícil negociação das condições sob as quais a equipe vai trabalhar; 
    c)AQUIESCÊNCIA (normatização): é a época na qual os papéis são aceitos (posse do problema) e as informações circulam livremente; 
    d)REALIZAÇÃO (performance): quando a execução do trabalho atinge níveis ótimos (não há mais problema).


    Toda a doutrina reconhece a tormenta, desordem ou tempestade como um dos estágios! É uma coisa natural no desenvolvimento e não é

    necessária a intervenção da gerência para a superação dessa situação. Pois é um processo natural, que se resolve naturalmente.


    Bons estudos!

  • TRATA-SE DO ESTÁGIO DE FORMAÇÃO, E NÃO DE TURBULÊNCIA. NA FASE DA TURBULÊNCIA PRESSUPÕE QUE OS MEMBROS JÁ SE CONHEÇAM. 

     

    1. FORMAÇÃO: AQUI AS PESSOAS AINDA ESTÃO SE CONHECENDO E APRENDENDO A LIDAR UMAS COM AS OUTRAS, IMPERA O INDIVIDUALISMO.

     

    2. TORMENTA/TEMPESTADE/TURBULÊNCIA: EM UM SEGUNDO MOMENTO É UMA FASE EM QUE SE RESSALTA DIFÍCIO NEGOCIAÇAO DAS CONDIÇOES SOB AS QUAIS A EQUIPE VAI TRABALHAR, POIS AINDA A FORTE INFLUÊNCIA DO INDIVIDUALISMO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO