SóProvas


ID
2201164
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentre os chamados autores clássicos da Sociologia, Karl Marx é o único que não se preocupou com questões relacionadas à consolidação da Sociologia como ciência autônoma. Suas preocupações iam muito além disso e visavam a uma mudança profunda na realidade. Todavia, e em função dessa orientação para a mudança, Marx estabeleceu uma maneira de analisar a sociedade que influenciou boa parte da produção sociológica desde então. Sobre a maneira como Marx analisa a sociedade é correto afirmar que:

I. O estudo da sociedade deve ter como pressuposto que a realidade material é a base das relações sociais;

II. O modo de produção capitalista determina a cooperação e a solidariedade entre os trabalhadores, ainda que de modo alienado;

III. O capitalismo é um estágio necessário e transitório rumo a outro modo de produção, o socialismo.

IV. O trabalho é o primeiro fato histórico e a base para entender como se formam as relações sociais de produção.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.

    Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social.

    A exploração do trabalhador se dá pela mais-valia, a produção é superior ao que recebe de salário, sendo o excedente da produção o lucro do capitalista, que é o proprietário dos meios de produção. Assim se concretiza a ideologia do capitalista: a dominação e a exploração do operário/trabalhador para obtenção do lucro.

    Para Marx, falta ao trabalhador a consciência de classe para superar a ideologia dominante do capitalista e assim finalmente realizar a revolução, para se chegar ao socialismo.

  • alternativa que falou de solidariedade em Marx, já considera incorreta.

  • "Marx, dizia ele, não vê a solidariedade de interesses e nega-a na sociedade capitalista. Portanto "na defesa da independência proletária do Estado (do Estado burguês, N. B.) todas as classes estão igualmente interessadas quanto ao ponto de vista ideal. No domínio econômico, o Estado serve não somente de base à dominação de uma classe, mas também de auxilio à evolução econômica e ao aumento da soma total da riqueza nacional, o que corresponde aos interesses de todas as classes sociais como coletividade. A isto acrescenta-se também a missão educadora do Estado, que está diretamente interessado no progresso da cultura e na elevação do nível intelectual da população nacional, quando mais não seja, pela razão do poderio político e econômico estar ligado à "cultura"." (Tugan-Baranovski. Theorische Grundiangen des Marxismus — "Fundamentos teóricos do marxismo" — em russo).