No artigo Natureza e função da administração escolar, publicado em 1968, pela ANPAE, Anísio Teixeira afirma:
“Há no ensino, na função de ensinar, em gérmen, sempre ação administrativa. Seja a lição, seja a classe, envolve tomada de decisões, envolve administração, ou seja, plano, organização, execução, obediente a meios e técnicas. De modo geral o professor administra a lição ou a classe, ensina, ou seja,... comunica o conhecimento,... e orienta ou aconselha o aluno, função antes moral, envolvendo sabedoria, intuição, empatia humana. Alguns serão mais administradores, outros mais professores, outros mais conselheiros, todos, porém, terão de algum modo de exercer as três funções. Alguns, em casos raros, serão excelentes nas três funções.”
(TEIXEIRA, 1968, p. 14)
Esse fragmento do texto explicita parte das ideias que foram defendidas por esse importante intelectual brasileiro, acerca da ação administrativa, nas instituições de ensino. Reflita sobre as afirmativas a seguir.
1. A ação administrativa é sempre uma decisão política que terá repercussões e consequências de longo alcance sobre o acesso às oportunidades sociais da vida, de cada um, de todos os alunos, em sociedade.
2. Cada especialista, em uma instituição educativa, deve ter bem delineado seu papel para que as funções não se confundam, devendo, cada um, inclusive, ser formado em curso diferente, dada a especificidade do papel desempenhado.
3. A razão de ser da gestão da educação consiste em garantir a qualidade do processo de formação humana que possibilitará ao educando crescer e, por intermédio dos conteúdos do ensino, que são conteúdos de vida, tornar-se mais humano.
4. A administração escolar pode ser equiparada à administração de empresa, visto que cabe ao administrador escolar aprender as técnicas, os procedimentos e o espírito da complexa ciência do administrador de empresa de bens materiais de consumo, com vistas ao alcance dos objetivos educacionais.
Assinale a alternativa que apresenta
afirmativas corretas: