A) Escola Ativa, priorizando a análise da organização capitalista, como fator essencial para a determinação da estrutura educacional, em prejuízo do aspecto psicológico da educação.
Errada! É o contrário. Dewey priorizava o aspecto psicológico da educação como fator essencial para a determinação da estrutura educacional, em detrimento da análise da organização capitalista da sociedade.
B) Escola Tradicional, na qual a disciplina externa e a obediência seriam essenciais ao preparo do jovem para as suas futuras responsabilidades.
Errada! O pensamento pedagógico da Escola Nova, incluindo o de Dewey, fazia oposição à escola tradicional. Ele defendia a Escola Ativa.
C) Escola Ativa que, através dos princípios da iniciativa, originalidade e cooperação, valorizava o autogoverno dos estudantes e rejeitava toda a autoridade externa.
Errada! Dewey pretendia, por meio dos princípios da iniciativa, originalidade e cooperação, liberar as potencialidades do indivíduo rumo a uma ordem social que, em vez de ser mudada, deveria ser progressivamente aperfeiçoada. Portanto, não havia a rejeição de toda autoridade externa.
D) Escola Tradicional, que valoriza a aquisição de corpos organizados de informações, sendo os livros os principais representantes do conhecimento.
Errada! O fundamento é o mesmo da letra “B”.
E) Escola Ativa, e, suas ideias de caráter progressista, destacavam a aprendizagem por experiência, valorizando, assim, a atividade pessoal do aluno.
Correta! Dewey, que defendia a Escola Ativa, construiu ideias de caráter progressista, bem como destacou a importância da aprendizagem por experiência e a atividade pessoal do aluno.
GABARITO: alternativa “E”