- 
                                Gabarito C.   Apesar de ter sido baseado inicialmente em interfaces de texto, como o UNIX original, o Linux é hoje apresentado com várias interfaces gráficas. Podemos escolher qual será a cara do Linux que utilizaremos.
 O Linux é um software livre: isso quer dizer que ele respeita (e, a rigor, sempre respeitará, em suas futuras versões) as quatro “liberdades” dos usuários, permitindo que eles USEM o software, COPIEM-NO e distribuam-no para quantos usuários quiserem, ESTUDEM-NO e até MODIFIQUEM-NO, criando novos e melhorados softwares com base nele.
 Claro que, para ter acesso a estudar e modificar o Linux, o seu código-fonte (a receita que descreve como ele foi programado, ou seja, como foi feito) deve ser liberado (acessível) para todos os usuários!
 Mais informações sobre o Linux podem ser conseguidas numa apostila completa que escrevi sobre o programa. Acesse www.euvoupassar.com.br e pegue a apostila na seção Materiais Avulsos (na Home do site).
 3.9.5. iOS – Sistema operacional do iPhone e iPad
 A Apple®, fabricante dos computadores Macintosh e de dispositivos famosos como o Smartphone iPhone e o Tablet iPad, também é fabricante de sistemas operacionais para estes dispositivos.
 O sistema operacional do iPhone e iPad é chamado de iOS.
     (João Antonio, 5ª Edição) 
- 
                                Todos os softwares do linux são gratuitos, por isso a resposta correta é o item C 
- 
                                AOCP sempre faz uma questão com essa temática. Se tiver algum programa do pacote Microsoft: NÃO é software livre; Se tiver algum programa do pacote LibreOffice: É software livre!!! 
- 
                                GNU/Linux. Considerado o principal projeto de software livre existente, o GNU/Linux é a junção do núcleo Linux(Linux kernel), desenvolvido por Linus Torvalds em outubro de 1991 e o pacote de serviços e ferramentas originados do projeto GNU   NESSA LINHA, MOZILA FIREFOX LIBREOFFICE GOOGLECHROME 
- 
                                GABARITO: "C"   Freeware: é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessadas pelo usuário, sem nenhum tipo de restrição. O tempo de uso pelo usuário nesse tipo de licença também não possui restrições.   Shareware: no padrão shareware, o software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de utilização, geralmente contado em dias, a partir do momento que o software é instalado. Para ter acesso a essas ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indeterminado, o usuário é obrigado a comprar o produto.   Adware: o formato de comercialização adware consiste em inserir uma publicidade no programa, de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza o software. A propaganda só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente.   Open source: os programas open source, além de serem totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de restrição aos usuários, possuem o código fonte de programação acoplada a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode modificar as funções do software sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos desenvolvedores. 
- 
                                Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.   
 
- 
                                GABARITO C Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. Impress, Writer, Calc.