SóProvas


ID
2203030
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi uma guerra entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular com base sócio-religioso, liderado por um cearense de Quixeramobim, ocorrido entre 1896 e 1897. O movimento tinha caráter coletivista, messiânico e monarquista. Foram necessárias quatro expedições para o exército vencer os sertanejos. O confronto descrito recebeu o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Foi uma guerra entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular com base sócio-religioso, liderado por um cearense de Quixeramobim, ocorrido entre 1896 e 1897. O movimento tinha caráter coletivista, messiânico e monarquista. Foram necessárias quatro expedições para o exército vencer os sertanejos. 

    DICA: Sempre que a questão falar em sertanejos, um líder, e principalmente tiver a palavra: MESSIANICO - Trata-se da Guerra de Canudos. 

  • Falou em MESSIÂNICO revolta de Canudos, líder Antônio conselheiro, derrotou 4 expedições do exército, as defesas eram feitas por jagunços, foi derrotados pelo Marechal Carlos Machado.

  • Guerra de Canudos, liderada por Antônio Mendes Maciel, popularmente conhecido como Antônio Conselheiro, tinha cunho sócio-religioso, o acampamento venceu 2 expedições das tropas baianas, 1 da tropa federal, mas foi derrotado pela 4ª expedição federal.

  • Canudos.

    Guerra comandada por Antônio Conselheiro, ele era um ´´fanático´´ religioso que tentou criar um arraial, onde as pessoas pudessem viver longe dos impostos do Governo, da autoridade da igreja católica e do abuso do trabalho. Ele criou um local onde as pessoas pudessem plantar e colher para sustento da comunidade, ou seja, comunismo.

    PM/BA 2020

  • Corrigindo uma pequena parte do comentário do colega Thales Lima.

    Na verdade, os sertanejos não derrotaram 4 expedições. Eles derrotaram apenas as 3 primeiras. Na quarta expedição, os sertanejos foram derrotados.

  • GUERRA DE CANUDOS.

    ESSA GUERRA VAI OCORRER ENTRE 1896-1897.

    NO SERTÃO DA BAHIA. NA ÉPOCA O NOSSO PRESIDENTE ERA PRUDENTE DE MORAES.

    UMAS DAS CAUSAS DA GUERRA FORAM ALGUMAS EXPEDIÇÕES 4 EXPEDIÇÕES.

    ATENÇÃO EM 1893 VAMOS TER A FUNDAÇÃO DE UM ARAIAL CHAMADO: BELO MONTE.

    E QUEM VAI FUNDAR MONTE BELO VAI SER ANTONIO CONSELHEIRO. VAI FUNDAR O ARRAIL DE MONTE BELO EM 1893.

    ATENÇÃO SE A PROVA FALAR FALAR SOBRE CANUDOS VAMOS RELACIONAR TAMBÉM A MONTE BELO.

    OU SEJA, CANUDOS=MONTE BELO.

    MAS ATENÇÃO CANUDOS VEM PRIMEIRO. MONTE BELO VAI SER FORMADO EM CIMA DE CANUDOS.

    NOME VERDADEIRO DE ANTONIO CONSELHEIRO= ANTONIO VICENTE MACIEL, ELE ERA DO CEARÁ.

    1897 VAI SER A EXPEDIÇÃO QUE VAI DESTRUIR COMPLETAMENTE CANUDOS PELO, MARECHAL CARLOS BINTECOUR.

    HOJE NO LUGAR ONDE TIAMOS CANUDOS TEMOS UMA REPRESA, POIS ESTÃO TENTANDO APAGAR A MEMORIA DA CIDADE.

    INDEPENDENCIA DA BAHIA.

  • O diagnóstico de louco DE ANTONIO CONSELHEIRO, mais especificamente de portador de uma Psicose sistemática progressiva (termo equivalente ao delírio crônico proposto por Magnan) e a paranoia dos italianos, (referindo-se à Eugênio Tanzi e Gaetano Riva) por uma célebre autoridade sanitária da época, o Dr. Nina Rodrigues (1862 - 1906), no qual se fundamentaram os escritos da época (inclusive de Euclides da Cunha), ainda hoje se constitui como um entrave para o reconhecimento de seu mérito como líder comunitário responsável pela organização de mais de 24 mil pessoas em um ambiente extremamente adverso (Martins[11]) e até mesmo como um homem religioso com verdadeiros ideais cristãos.