De acordo com Robbins, existem QUATRO tipos principais de equipes: Solução de Problemas, Multifuncionais, Auto Gerenciadas e Virtuais.
Equipes de soluções de problemas: são formadas geralmente por pessoas do mesmo departamento, que se reúnem para analisar melhorias de qualidade, no ambiente de trabalho ou de eficiência. Os membros trocam informação e sugerem alternativas aos problemas encontrados. Normalmente, essas equipes não contam com a autonomia para implementar as sugestões sozinhas.
Equipes multifuncionais (cross-functional): equipes formadas por membros de vários departamentos, normalmente do mesmo nível hierárquico, que se juntam para realizar uma atividade. Um exemplo desse tipo de equipe são as forças-tarefa.
Equipes Auto Gerenciadas: são formadas por funcionários que executam atividades relacionadas ou interdependentes. Esses membros da equipe tomam muita das responsabilidades de um supervisor, pois planejam e distribuem as tarefas envolvidas no trabalho, controlam os resultados e chegam até a escolher os membros da equipe.
Equipes virtuais: os membros desse tipo de equipe utilizam as tecnologias de informação para trabalhar juntos e atingir seus objetivos. Através de instrumentos como e-mails, videoconferências e a internet, conseguem trocar informações e interagir. Essa forma possibilita que pessoas possam trabalhar de qualquer lugar do mundo. Pode conter apenas pessoas de dentro da mesma organização ou integrar pessoas de organizações diferentes.