-
O Balanced Scorecard (BSC) está dividido em quatro aspectos: Finanças, Clientes, Processos Internos, Aprendizado & Crescimento
Financas: Os objetivos financeiros representam metas de longo prazo, gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio. O BSC permite tornar os objetivos financeiros explícitos, além de permitir ajustes entre unidades de diferentes negócios e de diferentes fases de seus ciclos de vida e crescimento. Exemplos de indicadores: ROCE (return on capital employed), EVA (Economic Value Added).
Clientes: Dá ao executivo uma idéia clara de seus segmentos alvos de clientes e negócios, dispondo um conjunto de medidas essenciais: participação, retenção, captação, satisfação e lucratividade. Representam metas para as operações, logística, marketing e desenvolvimentos de produtos e serviços da empresa. Exemplos de indicadores: Lealdade dos Clientes, Pontualidade das entregas
Processos Internos: Os executivos identificam os processos críticos em que devem buscar a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e de segmentos específicos de clientes. Exemplos de indicadores: Qualidade dos Processos, Ciclos dos Processos, Custos internos.
Aprendizado e Crescimento: Desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional. Os objetivos estabelecidos nas perspectivas financeira, do cliente e dos processos internos revelam onde a empresa deve destacar para obter um bom desempenho. Exemplo de indicador: Capacidades do Funcionário.
Como a questão mencionou custos baixos, estamos diante da perspectiva PROCESSOS INTERNOS. Alternativa D.
-
O BSC baseia-se em 4 indicadores: processos internos, clientes, aprendizagem e crescimento e financeiro. Os processos internos são os que tratarão da redução de custos.
-
A questão pode confundir já que o candidato pensa na vertente financeira do BSC. Lembrando que as 4 perspectivas estão coligadas entre si. O custo se insere basicamente em gargalos do processo- daí a relação com processos internos- devendo ser medido através de indicadores como os verificados no exemplo a seguir. Clique para ampliar.
-
Seguindo o comentario do colega Augusto acima, percebi que a maioria (se não todas) das questões que mencionam custos, gastos e fluxo de capital em geral tentam levar o concurseiro a marcar a perspectiva finaceira. Entretanto a perspectiva financeira, ao contrário do que o nome parece indicar e como já apresentado pelos colegas, nada tem a ver com gastos, eficiência, custos e estoques, estando esses fatores dentro da perspectiva de Processos Internos.
Percebi até que as bancas tendem a botar a perspectiva financeira logo como primeira acertiva de modo a induzir o candidato ao erro.
Espero que essa dica ajude.
Bons Estudos.
-
Lembrando que o BSC baseia-se em 4 indicadores: processos internos, clientes, aprendizagem e crescimento e financeiro. Desses, são os processos internos que tratarão da redução de custos.
Poderíamos pensar que se tratava de financeira. Entretanto, vejamos a diferença:
Perspectiva financeira: lida com metas, com retorno sobre investimento.
Processos internos: lida com processos críticos na empresa, como a qualidade nos processos e a redução de custos.
Gabarito: D
Fonte: Prof. Vinícius O. Ribeiro-Especialidade Organizacional-Ponto dos Concursos
GGabarito
Bons estudos
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as perspectivas do Balanced Scorecard. Vejamos qual delas apresenta a apresenta perspectiva que possui como um dos seus indicadores os custos baixos.
Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:
- Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro.
- Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
- Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação. É a perspectiva que possui como um dos seus indicadores os custos baixos dos processos.
- Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
Tendo visto os pontos acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D