SóProvas


ID
220339
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Nos trabalhos de Hayes e Wheelwright, foram elaborados conceitos importantes sobre estratégia de manufatura, dentre eles o modelo de quatro estágios de avanço na posição estratégica que o setor de manufatura pode ter numa empresa. O estágio no qual se encontram as empresas cujo setor de manufatura procura NÃO ser pior do que as práticas usuais do mercado é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, o primeiro estágio indicado por Wheelwright&Hayes apresenta a Produção num segundo plano em relação a outras atividades, o segundo visa a sua igualdade técnica com as empresas concorrentes, o terceiro envolve sistematização e controle para propiciar um suporte confiável à atuação da empresa e no quarto estágio, a Produção é tratada como oportunidade competitiva, fonte de vantagem estratégica diante dos concorrentes, de forma similar ao exposto por Garvin ao se referir à qualidade. A diferença entre o terceiro e o quarto estágio é que do terceiro espera-se ganhos advindos da padronização, redução de custos, produtividade, etc., e do quarto, inovação contínua, precisão do processo e qualidade do produto visando, estrategicamente, competitividade.
    http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0914.PDF

    Papel Estragégico e Objetivos da Produção Modelo de 4 estágios (Hayes e Wheelwright) - Progressão da função produção - Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção na empresa. 1. Neutralidade Interna Nível mais fraco de contribuição da função produção. Sua ambição é ser internamento neutra, passar despercebida. 2. Neutralidade Externa (implementadora) Começa a comparar-se com a empresa ou organizações similares. Tenta ser “externamente neutra”. Adotar melhores práticas, benchmarking.
    http://www.slideshare.net/danieljp/unidade-2-papel-estratgico-e-objetivos-da-produo
  • Hayes e Wheelwright (1984)

    Neutralidade interna: neste estágio estão empresas cujo setor de manufatura apenas tenta "parar de atrapalhar“

    Neutralidade externa: neste estágio estão as empresas cujo setor de manufatura procura não ser pior do que as práticas usuais do mercado.

    Apoio interno: neste mais avançado estágio encontram-se as empresas cujo setor de manufatura apoia adequadamente os outros setores, principalmente o setor de marketing.

    Apoio externo: neste estágio, o mais avançado, estão empresas cujo setor de manufatura desenvolve proativamente habilidades que "mudam as regras" da competição e a empresa pode de fato ter uma competitividade baseada em manufatura.

    Fonte: CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. Editora Atlas, 2007.