SóProvas


ID
220342
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

No fluxo de materiais ao longo da cadeia de suprimentos, a tendência de ocorrer um efeito de multiplicação da demanda, à medida que os pedidos vão sendo passados dos varejistas para os atacadistas e destes para os fabricantes, é conhecida como efeito:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Milton, "o “Efeito Forrester” mais conhecido como “Efeito Chicote” é o fenômeno da amplificação das ordens de demanda através da cadeia de suprimentos.Este efeito demonstra como as informações sobre a demanda real são distorcidas ao fluir dentro da cadeia de valores, no sentido dos consumidores finais aos fornecedores. Essas distorções ocorrem quando essas informações são interpretadas, processadas e repassadas ao outro elo da cadeia. Se a demanda por produtos for transmitida ao longo de uma série de estoques, então a variação da demanda aumentará com cada transferência."

    http://www.sitedalogistica.com.br/products/efeito-forrester-entrevista-com-o-prof-milton-da-silva-cruz/

  • CONHECENDO O EFEITO CHICOTE

    Inicialmente considerado um mal necessário, ainda é difícil saber se o conceito de SCM tem como um de seus objetivos combater esse fenômeno ou se foi através do SCM que ele foi identificado e que suas causas começaram a ser estudadas, há 50 anos por Forrester (daí o efeito chicote também ser chamado de Efeito Forrester). O que é importante é o fato de que esse efeito causa prejuízos às empresas, uma vez que ocorre sobre a expectativa de demanda, o que influencia toda a estrutura das empresas de uma cadeia.

    O efeito chicote é resultado da discrepância entre a demanda real e a prevista, unida à intenção das empresas alinharem sua oferta a essa demanda, sem deixar de atendê-la. Desta forma, as empresas, por não possuírem a informação correta de seus clientes, buscam se proteger e garantir o nível de atendimento através do aumento do nível de estoques para uma possível variação nesta demanda.

    fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/como-reduzir-as-consequencias-do-efeito-chicote/

  • Efeito Forrester ou Efeito Chicote ou ''Chicoteamento''

    O Efeito Chicote (ou Efeito Forrester) é um fenômeno que está ligado diretamente à Cadeia de Abastecimento (Suplly Chain Management) e significa a distorção da procura, no qual os pedidos para os fornecedores costumam variar para o comprador. Ele pode ser explicado como uma ocorrência detectada pela cadeia de suprimentos. Essa irregularidade na parte inferior desta cadeia é diferente no restante dela.

    O comportamento humano é um risco não apenas em relação ao negócio, dessa forma, é fácil entender que o medo é um fato motivador

    Problemas do Efeito Chicote

    Além de ser um problema de difícil detecção, o efeito chicote causa os mais diversos problemas em uma empresa, como os seguintes:

    -Aumenta o custo dos estoques: como o volume dos pedidos aumenta, a empresa também tem que estocar cada vez mais para supostamente não ficar sem produto para venda;

    -Lead Time de ressuprimento;

    -Custo de transporte e mão de obra para embarque e desembarque: por ser imprevisível, o volume de pedidos e os gastos com a atividade de transportes tendem a aumentar;

    -Disponibilidade do produto: o risco que você corre de não ter o produto para vender devido a estas oscilações é maior;

    -Desgaste no relacionamento com os fornecedores: aumento da possibilidade de ocorrer algum estresse entre as partes.