SóProvas


ID
220369
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas Teorias da Administração, a técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar é denominada Administração:

Alternativas
Comentários
  • Há um ciclo típico da APO que envolve as seguintes etapas: A partir dos objetivos orgnacionais e do Planejamento Estratégico, estabelecem-se os objetivos departamentais para o primeiro ano, entre o gerente do departamento e seu supervisor. O gerene elabora o Plano Tático que permite alcançar os objetivos departamentas fixados. O gerente elabora com seus subordinados o Planos Operacionais necessários a implementação do Plano Tático de seu departamento. Os resultados da execução dos planos são continuamente avaliados e comparados com os objetivos fixados. Em função dos resultados obtidos, procede-se a revisão, ao reajuste dos planos ou as alterações nos objetivos estabelecidos. No ciclo seguinte, estabelecem-se os objetivos departamantais para o segundo ano, entre o gerente e seu superior, tomando por base os resultados do primeiro ano. Repete-se a sequência do ciclo anterior (Idalberto Chiavenato, 2006)

    O APO ou administração por objetivos tem por foco o alcance dos resultados pretendidos. A preocupação antes estabelecida nos meios ou em como administrar passou a o que administrar e por que administrar. Para se atingir tais objetivos, como citado acima, há planejamentos estratégicos, táticos e operacionais que são realizados para atingir os objetivos organizacionais, além de um controle administrativo sobre o alcance dos resultados pretendidos.

  • questionavel, caberia recurso recurso, pois a administracao e formulacao estrategicas possuem estes mesmos preceitos...

  • Existe um aspecto intrínseco no APO que é a formulação coletiva das estratégias, o que não foi evidenciado no enunciado.

  • não entendi pq ñ é estratégica.