-
Os interceptores são canalizações destinadas a interceptar e receber o fluxo de esgoto dos coletores ao longo do seu comprimento. Costumam ser instalados nos fundos de vales, à margem de cursos d'água ou canais. São responsáveis pelo transporte dos esgotos gerados na sua sub-bacia, evitando que sejam lançados diretamente na água, conduzindo-os para estações de tratamento. Por conta das maiores vazões transportadas, os diâmetros são normalmente os maiores da rede coletora. Os interceptores devem, ainda, amortecer a vazão proveniente dos coletores. Confira as características de projeto desse elemento em um sistema público convencional.
-
A questão trata da definição do EMISSÁRIO.
-
Classificação quanto ao recebimento de esgoto
emissário = recebe estogodo interceptor sua à montante
interceptor = recebe esgoto dos coletores-tronco
coletor-tronco = recebe contribuições apenas das ligações prediais
coletor principal = coletor de maior extensão da bacia de esgotamento
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
O interceptor é uma canalização de grande porte que intercepta o fluxo de coletores tronco de modo a evitar que desaguem em uma localidade a proteger como uma praia, um lago, um rio, etc. Normalmente correm nos fundos de vale, margeando cursos d’água ou canais. São responsáveis pelo transporte dos esgotos gerados em uma sub-bacia. Em função das maiores vazões transportadas, os diâmetros são usualmente maiores que os dos coletores tronco.
-
EMISSÁRIO:
TUBULAÇÃO QUE RECEBE ESGOTO EXCLUSIVAMENTE NA EXTREMIDADE DE MONTANTE (OU SEJA, NÃO RECEBE CONTRIBUIÇÕES EM MARCHA) E LEVA O ESGOTO AO DESTINO FINAL.
JÁ O INTERCEPTOR RECEBE CONTRIBUIÇÕES EM MARCHA (AO LONGO DO SEU CAMINHAMENTO)