SóProvas


ID
2204890
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o arquivo na fase corrente, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o gabarito está errado

     

    Arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.

    Fonte: Arquivologia para concursos - pg25-Renato Valentini-4Ed.

     

     

  • Acho que o erro do item B é o acesso restrito. De fato, o acesso aos documentos na fase corrente somente é autorizado ao seu produtor, PORÉM, pode ser autorizado a TERCEIROS se for permitido pelo produtor.

  • Arquivo corrente 1 idade: valor primario, imediato/administrativo, (arquivos setoriais, arquivos descentralizados), acesso restrito ao órgão produtor. Objeto ou não de movimentação, havendo consulta frequente o arquivo é corrente. Próximo ao órgão produtor.

    A passagem do arquivo corrente para o arquivo intermediario: TRANSFERÊNCIA

    O arquivo corrente pode passar diretamente para o arquivo permanente: RECOLHIMENTO

     

    Arquivo intermediário 2 idade: valor primário, menor valor administrativo (valor decrescente), arquivos centralizados. Acesso restrito ao órgão produtor.

    Arquivos intermediários não tem obrigatoriedade de existir, deve existir quando houver grande volume de documentos.

    A passagem do arquivo intermediario para o permanente: RECOLHIMENTO

     

    Arquivo permanente 3 idade: valor secundário, mediato,sem valor administrativo, com valor histórico/ probatório/ documental, permanente ou de arquivo. Arquivos centralizados. Acesso a qualquer pessoa. Preservação definitiva, fonte de pesquisa.

     

    B) Acesso à informação documental é restrito ao órgão produtor.

    Certo

     

    D) Ocorre transferência documental de valor probatório para a fase intermediária

    está é a incorreta

    A letra D é o gabarito. Pois doc. com valor probatório é de 3 idade (arq. permanente), e a passagem de arquivo intermediário para permanente é o recolhimento. A transferência é a passagem de arq. corrente para intermediário, mas doc. de valor probatório é de 3 idade, logo não faz sentido sair do arq. permanente para voltar p arq, intermediário.

     

  • peçam comentários do professor...pq de fato tá meio estranho isso. se fosse o caso de trasnferir do corrente pro intermédiriaio acho q ñ seria pq é probato´rio... pq no intermediário ele ñ fica lá mais na espera para saber se vão eliminar ou recolher? e o valor probatório ñ é só para o permanente?

  • Valor probatório ñ é só para o permanente? Confesso que fiquei confusa. Teria como conseguir comentário de um professor?

  • Os arquivos correntes são constituídos por documentos que são frequentemente consultados, devido à sua grande importância administrativa. Considerando que esses documentos têm relação com as atividades de gestão, seu conhecimento deve ser restrito somente aos diretamente interessados, a fim de não comprometer os objetivos da atividade. Considerando também que esses documentos são utilizados com frequência, devem estar sempre disponíveis ao usuário.

    O documento de valor probatório é o que já perdeu seu valor administrativo (não é mais necessário às atividades administrativas), servindo apenas como prova de que determinada atividade aconteceu. Por ter esse valor, o documento deve ocorrer o recolhimento documental para a fase permanente.

    Ainda, devido à sua natureza de ferramenta administrativa, os documentos na fase corrente são de uso restrito ao administrador , o que conflita com o gabarito da questão.

    Gabarito da banca: Letra "B"
    Gabarito do professor: Letra "D" (em discordância com a banca)
  •  Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    Os arquivos correntes são constituídos por documentos que são frequentemente consultados, devido à sua grande importância administrativa. Considerando que esses documentos têm relação com as atividades de gestão, seu conhecimento deve ser restrito somente aos diretamente interessados, a fim de não comprometer os objetivos da atividade. Considerando também que esses documentos são utilizados com frequência, devem estar sempre disponíveis ao usuário.

    O documento de valor probatório é o que já perdeu seu valor administrativo (não é mais necessário às atividades administrativas), servindo apenas como prova de que determinada atividade aconteceu. Por ter esse valor, o documento deve ocorrer o recolhimento documental para a fase permanente.

    Ainda, devido à sua natureza de ferramenta administrativa, os documentos na fase corrente são de uso restrito ao administrador , o que conflita com o gabarito da questão.

    Gabarito da banca: Letra "B"
    Gabarito do professor: Letra "D" (em discordância com a banca)

  • Gabarito não confiável de uma banca pouco conhecida!.

  • Eu acho que algo de errado não esta certo ai oh 

     

  • Esse professor ousa discordar da banca, isso é um ótimo!

  • Gostei da posição segura do professor em discordar da banca. Já vi algumas respostas absurdas de bancas e o professor tentando convencer de que estava correta.

  • Gab. da banca : B


    Segundo o comentário do Prof. do QC :(Documentos na fase corrente são de" uso restrito ao administrador")

    Gab. correto seria a D 

  • A banca deu como gabarito a letra B, sendo que a correta é a letra D.

  • Não são todos os documentos que são restritos ao órgão produtor, a maioria não, por uma questão de controle e fiscalização eles são acessíveis às pessoas. Se os documentos fossem todos restritos haveria muita margem para corrupção. 

  • A questão está correta.

  • até onde eu sei o valor probatório tá "dentro" do valor secundário e arq. intermediário possui valor primário