SóProvas


ID
2204956
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia trecho da crônica Lembrei de nós, o país, o povo e as lideranças: ainda há, nesse palco vergonhoso, quem use o termo “ética”? e responda à questão.

Quando venho ao computador escrever esta coluna, trago comigo o tema já pensado. Muitas vezes, porém, quando começo a refletir, tenho a impressão de que me repito, de que nós todos nos repetimos, incansavelmente nestes últimos tempos, descrevendo as insanidades que não param. Frases sem sentido, afirmações loucas, brigas despudoradas e despudoradas deslealdades, tudo com uma naturalidade assustadora. Quando me contaram a historinha real do assaltante que levou de uma conhecida todos os pertences e o carro, e lhe apalpou o peito – dizendo, quando ela instintivamente se encolheu: “É pra ver se tu tem arma, dona, não te preocupa que a gente tem ética” –, lembrei dos tempos que correm.

(LUFT, Lya. Veja, 2 de setembro de 2015.)

Em relação aos recursos linguísticos e expressivos utilizados no trecho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A expressão historinha real constitui uma contradição, o diminutivo minimiza o fato mesmo com o uso do adjetivo real, sugerindo não ser real.
( ) O pronome comigo, assim como contigo e consigo, deve sempre vir acrescido dos vocábulos próprio/própria e mesmo/mesma para reforçar ainda mais a reflexividade.
( ) Os advérbios incansavelmente e instintivamente foram usados com diferentes funções: o primeiro marca a posição da autora frente ao que ela fala e o segundo refere-se ao modo como a conhecida da autora se encolheu.
( ) A autora aprofunda a imagem negativa das insanidades por meio de adjetivos e expressões adjetivas, em Frases sem sentido, afirmações loucas, brigas despudoradas.
( ) No trecho É pra ver se tu tem arma, dona, a linguagem oral é marcada por redução de palavra e pela não concordância entre sujeito e verbo.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D) aos não assinantes.

  • tu tens